O Filosófo, Paulo Freire,Acreditava que "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".Levando
em consideração que a rede de ensino da região nordeste é desvalorizada por falta de investimentos seja por parte do estado é Nacional,relacionada à região sul .Porém tudo isso faz parte de um longo processo xenofóbico que os sulistas impulsionaram sobre os nordestinos,Sendo taxado de "cultura dos ignorantes".
Sabendo que a desvalorização dos indivíduos pardos é negros na sociedade atual e sabido que o racismo estrutural impossibilitar,que nosso povo valorize a cultura que historicamente é a principal desde da época do colonianismo ,Porém para que isso venha acontecer deve haver investimentos em museus para retratar da melhor forma nossa cultura é o acesso a educação tem que ser disponibilizado pelo ministério da Cultura e educação sem discriminação de etnia é região.
Conclui-se a respeito da integração da cultura em, relação a educação é infraestrutura juntamente do preconceito. Sendo assim partindo do pressuposto que o acesso a cultura é um problema que vem de anos e que no momento atual está no seu apice, com isso o governo federal junto do ministério da educação e cultura,deve promover palestras e oficinas de arte mostrando todas às culturas brasileiras sem distinção de raças ou diminuição de valores com objetivo de incentivar o público mais jovem,logo com isso criando uma relação de aproximação de culturas além de atrair a faixa etária que está desatualizada a respeito do conhecimento comum.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada