Primeiramente, o lapso de atenção por parte da gestão governamental em relação à literacia é desprovida pois, a falta de investimento em bibliotecas públicas é limitante para a amplificação da leitura, visto que a própria acessibilidade aos livros está comprometida. Sob esse viés, o filósofo Umberto Eco afirma que nenhuma tecnologia conseguirá suprimir a necessidade de leitura tradicional, com isso, é notório os vários fatores que influenciam na vulnerável cultura de ler entre os brasileiros, dentre eles podemos destacar os aparelhos eletrônicos que possuem diversos distrativos "mais interessantes" do que o aprendizado.
Outrossim, o sociólogo Émile Durkheim dizia que a família é uma instituição social e está diretamente ligada a formação do indivíduo. Por analogia a essa afirmação, percebe-se que o acompanhamento familiar é de extrema importância, ou seja, o fato dos pais estarem em constante "sintonia" com os filhos estimulando-os a ler e brincar com palavras, ampliam os interesses pelos estudos e os ajudam a terem mais facilidade em certas áreas do conhecimento. No entanto, é uma realidade que foge do comum na sociedade brasileira, posto que, o corpo social demonstra desinteresse as práticas literárias. Para amenizar os empecilhos, o Ministério da Educação (MEC) elaborou a campanha "Conte pra mim", que promove e estimula a literacia familiar, assim dando orientações para os pais e o meio de aprendizado torna-se mais abrangente.
Em vista dos argumentos anteriores, faz-se imprescindível projetos voltados para educação a fim de promover a literacia familiar. Logo, é necessário que o Governo Federal, em conjunto com o Ministério da Educação realize métodos mais eficazes, como disponibilizar o "Conte pra mim" na televisão aberta para que mais pessoas tenham acesso, e a intervenção de ONG's organizando oficinas literárias para as famílias. Deste modo, crianças como Matilda se tornariam cada vez mais comuns dentro da comunidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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