Em primeira análise, tendo por vista a falta de recursos, a OMS declarou em 2013 que a internet é um direito humano do Século XXI. Portanto, dentre 5 brasileiros cerca de 2 não precedem tal direito, nota-se, entretanto, uma limitação sob as aulas virtuais por parte da população, bem como é visível a negligência governamental na mobilização e garantia desse meio.
Em segunda análise, as condições financeiras também são consideradas sob tais desafios durante a pandemia. De acordo com uma nota divulgada pela INEP, cerca de 75% dos estudantes que têm acesso ao ensino remoto são de escolas particulares. Nesse ínterim, é perceptível um tipo de seleção econômica de modo a impossibilitar experiências e adequações de ensino por parte de outros estudantes, da rede pública. Logo a alternância de ensino se limita em vários aspectos e expectativas, visando a não correspondência com a realidade brasileira.
Em síntese, acerca desses impasses, é mister que ações por parte do Ministério das Comunicações com a ajuda governamental, a mobilização de aparatos tecnológicos e a disponibilização de verbas para uma rede de possibilidades maiores aos desafios da educação na pandemia. O acompanhamento e incentivo fazem parte também de tal processo. Só assim os desafios impostos serão combatidos e a educação virtual será abrangente na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.