Segundo João Paulo II, a violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida. Por isso, deve haver formas de combater a violência contra mulher, uma vez que o número de mulheres violentadas aumenta a cada dia e ano. Nesse âmbito, o cenário negativo ainda persiste, pois, a raízes históricas e a falta de conscientização da população.
Primeiramente, nas raízes históricas contribui para o triste cenário. De fato, desde a antiguidade o ser humano enfatiza que o sexo feminino tem a função social de submeter o masculino, pois fatos históricos revelam que os homens sempre quiseram se colocar a frente das mulheres e manter elas como inferiores, e salientar que ele é dono da mulher e que ela foi feita para fazer todos seus desejos. Dessa forma, os comportamentos violentos contra as mulheres são naturalizados, pois estavam dentro da construção social de épocas atrás. Consequentemente, atenção para esse tipo de agressor é dificultada pelos tratos culturais existentes e assim, a liberdade para tal ato é aumentado.
Além disso, o medo de denunciar das mulheres impulsiona o problema. Diante dessa perspectiva após levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que 52% das mulheres não denunciam o agressor para o órgão responsável, isso ocorre pois as mulheres têm medo do agressor descobri que ela denunciou e acabar matando-a, deixando assim o agressor pensar que nada será feito contra ele, deixando -o tranquilo fazendo assim cada vez mais naturalizada a violência. Portanto, deve haver formas de concientizar as mulheres a denunciar o agressor.
Por isso, deve haver formas para combater a raízes históricas EA falta de conscientização, para assim terminar com a problemática . Portanto, o governo, órgão responsável pelo controle do país, deverá realizar campanhas psicológicas em praças públicas, por meio de incentivos fiscais, com objetivo de que mais pessoas se conscientizem para as questões de violência para que assim ocasiona a diminuição de pessoas que ainda não entendem a causa. Porém, deve haver também, mais campanhas, pela mídia, grande difusora de informação e principal formadora de opinião, que conscientizem as mulheres a denunciar os agressores.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.