Em primeiro plano, percebe-se que algumas famílias exercem considerável função na vida profissional dos jovens, pois supõem que determinadas áreas sejam mais importantes que outras e, portanto, mais benéficas e bem vistas socialmente. Segundo a antropóloga americana Margaret Mead, os padrões culturais de uma sociedade possuem uma significativa relação com escolhas individuais. Tal análise leva ao entendimento do porquê os indivíduos cedem à pressão e seguem carreiras que não os tornam profissionalmente realizados.
Ademais, aqueles que se encontram em classes sociais mais desfavorecidas pelo capitalismo contemporâneo tendem a não escolher um ramo profissional a seguir, pois a necessidade de renda imediata torna qualquer disponibilidade no mercado de trabalho uma opção, levando-os a exercer funções distintas e variáveis. Nessa conjuntura, a procura por uma profissão é adiada ou permanece fora de cogitação.
Diante de tais problemáticas, intervenções são indispensáveis. Para que seja efetivada uma mudança no cenário exposto, é necessário que os Ministérios da Educação e Economia ofereçam palestras com profissionais de diferentes segmentos nas instituições de ensino médio, feiras de profissões e apoio psicológico àqueles que se encontram "perdidos" e sufocados pela pressão familiar. Além disso é mister que ofereçam cursos profissionalizantes com um pagamento de renda básica para estudantes economicamente desfavorecidos. Essas medidas tem o fito de expandir as opções dos jovens, garantir-lhes sustento e bem estar emocional, evitando assim que tomem a mesma decisão trágica de Neil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada