Nesse cenário, primeiramente, a falta de debate entre a comunidade educacional brasileira corrobora para a permanência dessa adversidade. Isso posto, segundo a escritora Nadejda mandelstam, que em sua obra afirma que "o silêncio é o pior crime contra a humanidade". Sob esse pensamento, nota-se que o pouco diálogo entre escola e família está limitada a assinatura de boletins. Destarte, é indubitável que o silenciamento influencia de forma exorbitante na formação pessoal e profissional de crianças e adolescentes.
Ademais, a evasão escolar é um entrave que contribui para a existência dessa problemática. Desta forma, segundo o jornal Folha de São Paulo, o "vilão" que está mais relacionado a saída de alunos do colégio seria o bullying feito por outros estudantes, com cerca de 56% de indivíduos que partiram da vida escolar. Logo, é fundamental uma reforma no corpo civil para que assim o fim da fuga colegial deixe de ser uma utopia.
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para reverter esse quadro. Para que isso ocorra, o ministério da educação, com o apoio de famílias, devem desenvolver debates nas escolas para trazer mais lucidez sobre o assunto, e também promover a busca de ex-alunos para retomar aos estudos por meio de conversas e aconselhamentos. Essa ação será realizada com o intuito de erradicar o bullying. Por fim, as famílias e a escola devem olhar de forma mais empática para seus filhos e alunos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.