Precipuamente, deve-se ressaltar o óbice da indústria de tabaco no combate ao tabagismo. Nesse contexto, ainda que o percentual de fumantes tenha sido reduzido nos últimos anos de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o cigarro ainda está presente em grande parte da população, já que, a divulgação e propaganda do fumo em cartazes e na internet - clandestinamente, uma vez que essa conduta é proibida por lei -, instiga as pessoas a comprar e consumir o produto. Diante desse exposto, o filme "Obrigado por fumar" traz uma analogia com a temática, visto que, no enredo do longa, o protagonista é um profissional porta-voz das empresas de cigarro, responsável por promover o consumo do fumo. Dessarte, é vital a inspeção dessa prática.
Ademais , é fulcral salientar a glamourização do tabaco como propulsor do problema. Nesse contexto, a comunidade antitabagista 'Truth Orange' afirma que muitos jovens começam a fumar pela ingerência de personagens de filmes e séries que são fumantes. Assim, essa introdução do cigarro no cinema como símbolo de felicidade e luxo causa um fetichismo do fumo, e as pessoas - em sua maioria jovens - são induzidas para a 'arte de fumar'. Logo, é preciso a verificação desse cenário para reverter-lo.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os obstáculos supracitados. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Saúde - órgão responsável pela promoção e prevenção da saúde pública - viabilize a fiscalização dos meios de divulgação do tabaco, bem como as empresas cinematográficas - Netflix, Disney, Paramout, etc - devem controlar cenas que exibem personagens fumando nas telas, por meio da restrição de idade 'Para Adultos', com o fito de combater o tabagismo na sociedade. Somente assim, se consolidará um corpo social que não é 'escravo' do cigarro, e assim é possível diminuir o número de mortes pelo tabaquismo indicadas pela OMS.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.