Por Anne24
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#76950
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a cada 6 segundos uma pessoa morre de doenças relacionadas ao cigarro no mundo. Desse modo, os desafios confrontados no combate ao tabagismo propicia esse coeficiente. Nessa perspectiva, cabe analisar as causas da problemática: a influência da indústria do tabaco e a glamourização do cigarro.

Precipuamente, deve-se ressaltar o óbice da indústria de tabaco no combate ao tabagismo. Nesse contexto, ainda que o percentual de fumantes tenha sido reduzido nos últimos anos de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o cigarro ainda está presente em grande parte da população, já que, a divulgação e propaganda do fumo em cartazes e na internet - clandestinamente, uma vez que essa conduta é proibida por lei -, instiga as pessoas a comprar e consumir o produto. Diante desse exposto, o filme "Obrigado por fumar" traz uma analogia com a temática, visto que, no enredo do longa, o protagonista é um profissional porta-voz das empresas de cigarro, responsável por promover o consumo do fumo. Dessarte, é vital a inspeção dessa prática.

Ademais , é fulcral salientar a glamourização do tabaco como propulsor do problema. Nesse contexto, a comunidade antitabagista 'Truth Orange' afirma que muitos jovens começam a fumar pela ingerência de personagens de filmes e séries que são fumantes. Assim, essa introdução do cigarro no cinema como símbolo de felicidade e luxo causa um fetichismo do fumo, e as pessoas - em sua maioria jovens - são induzidas para a 'arte de fumar'. Logo, é preciso a verificação desse cenário para reverter-lo.

Infere-se, portanto, a necessidade de combater os obstáculos supracitados. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Saúde - órgão responsável pela promoção e prevenção da saúde pública - viabilize a fiscalização dos meios de divulgação do tabaco, bem como as empresas cinematográficas - Netflix, Disney, Paramout, etc - devem controlar cenas que exibem personagens fumando nas telas, por meio da restrição de idade 'Para Adultos', com o fito de combater o tabagismo na sociedade. Somente assim, se consolidará um corpo social que não é 'escravo' do cigarro, e assim é possível diminuir o número de mortes pelo tabaquismo indicadas pela OMS.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
151 Exibições
por amandas98
0 Respostas 
112 Exibições
por Maike72
0 Respostas 
61 Exibições
por Anacarol12
0 Respostas 
47 Exibições
por pedroGomes
0 Respostas 
42 Exibições
por surtndplenem
0 Respostas 
35 Exibições
por surtndplenem
0 Respostas 
231 Exibições
por Adrielly122
0 Respostas 
83 Exibições
por Wklicida
Tabagismo entre os jovens no Brasil
por emelyn    - In: Outros temas
0 Respostas 
65 Exibições
por emelyn
0 Respostas 
68 Exibições
por Noeme

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM