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Por Gi69
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#76955
Segundo o filósofo grego Sócrates, as pessoas precisam conhecer a si mesmas. Hodiernamente, para os jovens esse processo de autoconhecimento é de suma importância, já que eles, frequentemente, se deparam com decisões difíceis que exigem isso, como a escolha profissional. Lamentavelmente, a insegurança no que tange ao mercado de trabalho no futuro, bem como a falta de apoio por parte das escolas são fatores que podem deixar essa decisão ainda mais desafiadora.

Mormente, vale pontuar que desde a Revolução Industrial muitas profissões foram e têm sido substituídas pelas novas tecnologias. Consoante o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a Idade Moderna é marcada pelas incertezas, uma vez que tudo pode mudar repentinamente. Essa conjuntura interfere de forma negativa na escolha do ofício dos mancebos, uma vez que, em virtude das constantes transformações sociais, surge o medo do trabalho selecionado ser sucedido pelas novas máquinas. Com efeito, pode ocorrer a desistência da profissão escolhida, o que configura um panorama intrigante.

Ademais, a ausência de amparo das escolas corrobora o revés. Conforme o sociólogo Émille Durkheim, o estado de patologia social surge quando uma instituição social não cumpre sua função na comunidade, gerando consequências nefastas. Seguindo essa lógica, é válido afirmar que as escolas estão em um estado patológico, posto que elas não desempenham com excelência sua função de auxiliar na formação profissional dos jovens. Esse fato se dá, haja vista que tais instituições não se atentam à crucialidade de ajudá-los a decidirem que cargo vão exercer ao deixar o ambiente escolar. Logo, para evitar futuros impactos na vida profissional deles é imprescindível uma atitude mais responsável das escolas.

Destarte, com o intuito de ajudar os mancebos, o Ministério da Educação deve incentivar as escolas a auxiliarem os discentes do 3° ano do Ensino Médio a escolherem a carreira que vão seguir. Tal ação pode ser concretizada mediante a criação do projeto "Minha Vocação", o qual inclui a visita de profissionais de diversas áreas para debate nas escolas. Outrossim, os professores devem discutir devem discutir nas aulas acerca da mecanização do trabalho. Somente assim, as escolas cumprirão seus deveres, além de ajudarem os imberbes a conhecerem a si mesmos, neste caso, a descobrirem o que querem exercer.

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Gi69
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#76956
Ooi, gente! Tudo bem? Espero que sim! :D

Quando tiverem tempo - sem pressa - poderiam pontuar e apontar meus erros? Aceito dicas, rs.

@@EmillyySilva estou desenferrujando kkkk.
@eurodrigo @Duardakkk @anasilva1 .
Quem não foi mencionado e quiser contribuir, sinta-se à vontade. Obrigada, galera! 😘😘

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Por Fortes
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#77033
Oi, @Gi69. Tudo bem?

Dei uma lida bem por cima e percebi que existem vários pontos a serem destacados, o que me fomentou a ideia de trazer uma correção mais detalhada - semelhante àquela que enviei à Emily, você deve ter visto.

Prometo trazer uma análise logo, ok? Não darei datas, mas tentarei não deixar passar. Alguns tópicos dessa redação são bem importantes, algo que pode ajudar, além de você - claro -, outros estudantes por aqui. Um ótimo material de aula este, pode acreditar.

Em breve, comentários (talvez um vídeo. Talvez, apenas. Bem talvez. É, talvez. :shock:). Até lá! :D

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
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Por Gi69
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#77048
@eurodrigo, eita!
Aos olhos de quem faz a redação sempre está perfeito, kkkk!
Aguardo ansiosamente sua correção!
Medo, pois já estava enferrujando. A matemática está tomando meu precioso e escasso tempo.
Relaxa, pode ser um simples comentário dando dicas e apontando erros.
Desconsidere uma parte que escrevi mesma coisa duas vezes! Foi na hora de passar para o celular. Obrigada! Hugs! :)

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Por Gi69
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#77049
Vou arrumar um errinho na redação aqui. Já é de lei deixá-la nos comentários.
Sorry, considere esta aqui, @eurodrigo.

Segundo o filósofo grego Sócrates, as pessoas precisam conhecer a si mesmas. Hodiernamente, para os jovens esse processo de autoconhecimento é de suma importância, já que eles, frequentemente, se deparam com decisões difíceis que exigem isso, como a escolha profissional. Lamentavelmente, a insegurança no que tange ao mercado de trabalho no futuro, bem como a falta de apoio por parte das escolas são fatores que podem deixar essa decisão ainda mais desafiadora.

Mormente, vale pontuar que desde a Revolução Industrial muitas profissões foram e têm sido substituídas pelas novas tecnologias. Consoante o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a Idade Moderna é marcada pelas incertezas, uma vez que tudo pode mudar repentinamente. Essa conjuntura interfere de forma negativa na escolha do ofício dos mancebos, uma vez que, em virtude das constantes transformações sociais, surge o medo do trabalho selecionado ser sucedido pelas novas máquinas. Com efeito, pode ocorrer a desistência da profissão escolhida, o que configura um panorama intrigante.

Ademais, a ausência de amparo nas escolas corrobora o revés. Conforme o sociólogo Émille Durkheim, o estado de patologia social surge quando uma instituição social não cumpre sua função na comunidade, gerando consequências nefastas. Seguindo essa lógica, é válido afirmar que as escolas estão em um estado patológico, posto que elas não desempenham com excelência sua função de auxiliar na formação profissional dos jovens. Esse fato se dá, haja vista que tais instituições não se atentam à crucialidade de ajudá-los a decidirem que cargo vão exercer ao deixar o ambiente escolar. Logo, para evitar futuros impactos na vida profissional deles, é imprescindível uma atitude mais responsável das escolas.

Destarte, com o intuito de ajudar os mancebos, o Ministério da Educação deve incentivar as escolas a auxiliarem os discentes do 3° ano do Ensino Médio a escolherem a carreira que vão seguir. Tal ação pode ser concretizada mediante a criação do projeto "Minha Vocação", o qual deve incluir a visita de profissionais de diversas áreas para debate nas escolas. Outrossim, os professores devem discutir devem discutir nas aulas acerca da mecanização do trabalho. Somente assim, as escolas cumprirão seus deveres, além de ajudarem os imberbes a conhecerem a si mesmos, neste caso, a descobrirem qual profissão querem exercer.

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Por Fortes
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#77243
Oi, @Gi69. Tudo bem?

A correção, finalmente, saiu do forno! Demorei bastante, mas fiz! Está um pouco (BASTANTE) longa, então recomendo que assista quando estiver com tempo livre e com uma aceleração na velocidade kkkkkkk.

Tentei pontuar ao máximo as minhas percepções e não fugir - excessivamente - do nível de cobrança do ENEM. Ah, olhe a descrição do vídeo ao final, há uma adição referente a uma das competências.

Ps.: eu sou péssimo em falar o que penso sem um planejamento kkkkkk, então, desde já, desculpa se algo ficou confuso ou muito doido. Tentei ser didático, mas a minha oratória é meio seca. Pretendo melhorar nesse quesito. :?

Encare tudo, absolutamente tudo, que eu mencionei como críticas - ou elogios - 100% construtivos. :mrgreen:

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
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Por EmillyySilva
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#77313
Olá, demorei mas cheguei, estava meio doentinha, tudo bem!?😼✌🏻

—Só lembrando que não sou corretora profissional só estou tentando te ajudar com algumas dicas e observações, então sinto muito qualquer erro.

— Mesmo que o Rodrigo tenha feito uma ótima correção, fiz essa apenas para completar com meu ponto de vista também! Quanto mais, melhor!
/ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄\

🦆 ⌕ 𖨂 Correção de EmiillySilva》▷
Redação ╳﹫Gi69

Tema: "Conhece-te a ti mesmo."

👥⌕ 𖨂 ᵉˢˢᵃ ᶜᵒʳʳᵉᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵗᵉᵐ ᶜᵒᵐᵒ ᶠᶦⁿᵃˡᶦᵈᵃᵈᵉ ᵍᵘᶦᵃʳ ᵉ ᵃˡᵉʳᵗᵃʳ ᵒ ᵉˢᶜʳᶦᵗᵒʳ ᵈᵉ ˢᵉᵘˢ ᵈᵉˢˡᶦᶻᵉˢ ᵒᵘ ᵖᵒˢˢᶦ́ᵛᵉᶦˢ ᵉʳʳᵒˢ ᵈᵉ ᵃᶜᵒʳᵈᵒ ᶜᵒᵐ ᵒ ᵐᵒᵈᵉˡᵒ ᵈᵉ ʳᵉᵈᵃᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵉⁿᵉᵐ. ᵃᵖᵃʳᵗᶦʳ ᵈᶦˢˢᵒ ᵉ́ ᶦᵐᵖᵒʳᵗᵃⁿᵗᵉ ᵈᵉˢᵗᵃᶜᵃʳ ᵠᵘᵉ ⁿᵃ̃ᵒ ˢᵒᵘ ᵘᵐ ᵖʳᵒᶠᶦˢˢᶦᵒⁿᵃˡ ⁿᵃ ᵃ́ʳᵉᵃ, ᵉⁿᵗᵃ̃ᵒ ᵠᵘᵃˡᵠᵘᵉʳ ᵉᵠᵘᶦ́ᵛᵒᶜᵒ ᵈᵃ ᵐᶦⁿʰᵃ ᵖᵃʳᵗᵉ ᵇᵃˢᵗᵃ ᵐᵉ ᶦⁿᶠᵒʳᵐᵃʳ, ᵖᵒᶦˢ, ᶠᵃᶜ̧ᵒ ᵃᵖᵉⁿᵃˢ ᶜᵒᵐ ᶦⁿᵗᵘᶦᵗᵒ ᵈᵉ ᵃʲᵘᵈᵃʳ ᵒˢ ᵒᵘᵗʳᵒˢ
─────────────────
Competências
﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
『⚅』Trocar/repetição.
『⚀』Errado.
『⚃』Correto.
『⚂』Atenção/ modificação..
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[⚠️》 Perdão se alguma cor sair errada.]
┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄
INTRODUÇÃO
┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┄┈┄┈┄┈┄┄╯

Segundo o filósofo grego Sócrates, as pessoas precisam conhecer a si mesmas. Hodiernamente, para os jovens esse processo de autoconhecimento é de suma importância, já que eles, frequentemente, se deparam com decisões difíceis que exigem isso, [💡》evite usar esses pronomes demonstrativos meio neutros] como a escolha profissional. Lamentavelmente, [⚠️》 cuidado com o uso constante de de advérbios terminados em "mente", muitos usam esse recurso para tornar o discurso mais conciso, mais elegante – representado pelo procedimento de juntar tal sufixo ao último deles, somente. Mas lembre que em excesso fica muito repetitivo, apenas uma dica pessoal, talvez não seja um problema] a insegurança no que tange ao mercado de trabalho no futuro, bem como a falta de apoio por parte das escolas [❌》acredito que aqui viria uma vírgula para isolar a frase anterior, ou apenas tire a outra pontuação] são fatores que podem deixar essa decisão ainda mais desafiadora.

┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┄╯
Adoro introduções com filósofos!! Sou péssima fazendo isso, preciso aprender com a melhor! 😸👏

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⁰¹【 DESENVOLVIMENTO
╭┈┈┈┈┈┈┈┈┈╯
↳ Mormente, vale pontuar que desde a Revolução Industrial muitas profissões foram e têm sido substituídas pelas novas tecnologias. Consoante o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a Idade Moderna é marcada pelas incertezas, uma vez que《repetição] tudo pode mudar repentinamente. Essa conjuntura interfere de forma negativa na escolha do ofício dos mancebos, uma vez que,《repetição] em virtude das constantes transformações sociais, surge o medo do trabalho selecionado ser sucedido pelas novas máquinas. Com efeito, pode ocorrer a desistência da profissão escolhida, o que configura um panorama intrigante.

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ parabéns, gostei muito desse parágrafo você escreve muito bem! Apenas ressalto para citar mais exemplos na próxima, abrangendo a importância de se resolver essa problemática.

- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

╭──────────────╯

⁰² 【 DESENVOLVIMENTO
╰──────────────────╮
Ademais, a ausência de amparo nas escolas corrobora o revés. Conforme o sociólogo Émille [❌》com apenas um "L"》 "Émile"] Durkheim, o estado de patologia social [💡》aqui seria legal colocar entre travessões, para rechear ainda mais seu texto, um pequeno significado do termo] surge quando uma instituição social《repetição] não cumpre sua função na comunidade, gerando consequências nefastas. Seguindo essa lógica, é válido afirmar que as escolas estão em um estado patológico,[💡》sugiro trocar por sinônimos: distúrbio, mazela, desvio relativo à normalidade] posto que elas não desempenham com excelência sua função de auxiliar na formação profissional《repetição] dos jovens. Esse fato se dá, haja vista que tais instituições não se atentam à crucialidade de ajudá-los a decidirem que cargo vão exercer ao deixar o ambiente escolar. Logo, para evitar futuros impactos na vida profissional《repetição: ocupacional, trabalhista] deles, é imprescindível uma atitude mais responsável das escolas.

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Muito bom!! Como sempre o melhor desempenho esperado, apenas fiz algumas alterações e sugestões mas fica a seu critério. 💃💃🥳
╰──────────────────╮

- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

╭──────────────╯

CONCLUSÃO
╰──────────────────╮
↳ Destarte, com o intuito de ajudar os mancebos, o Ministério da Educação deve incentivar as escolas《repetição] a auxiliarem os discentes do 3° ano do Ensino Médio [💡》aconselho isolar entre vírgulas essa parte] a escolherem a carreira que vão seguir. Tal ação pode ser concretizada mediante a criação do projeto "Minha Vocação", o qual deve incluir a visita de profissionais de diversas áreas para debate nas escolas.《repetição: colégio] Outrossim, os professores devem discutir nas aulas acerca da mecanização do trabalho. Somente assim, as escolas《repetição] cumprirão seus deveres, além de ajudarem os imberbes a conhecerem a si mesmos, neste caso, a descobrirem qual profissão querem exercer.

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Acredito que está completa!

╭──────────────────╯

🔍proposta contém:
[✔]completa.

✅AGENTE. (Quem tomará providências)
✅AÇÃO. ( O modo, a forma que será feita)
✅OBJETIVO. ( O propósito após ser feita)
✅MEIO. (Por onde? Mídia? Escolas?...)
✅DETALHAMENTO.( Forma mais detalhada do meio, agente ou ação)


[🔥》"Continue! A força de vontade é o lema que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos."]

BOA SORTE E UM BEIJO NO CÉREBRO. 😚🧠

╭──────────────╯
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Por Gi69
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#77316
@EmillyySilva, oii! Oxe, você melhorou?😞
Se você e o @eurodrigo não tivessem falado eu nem ia ver essas repetições. Me pergunto como não vi isso, rs. Muito obrigada pela correção!
Peço perdão pelo trabalho dado. As correções de vocês são maravilhosas. Caso precisem, contem comigo - meus textos e correções não são tão boas como a de vocês -, mas darei o meu melhor.
Strong hug!
Melhoras, Emy!❤

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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