Nessa perspectiva, é notório observar que a desinformação sobre a obesidade infanto-juvenil entre os pais ou responsáveis como impulsionador dessa problemática. De acordo com o filósofo alemão Immanuel Kant, no qual cita que o homem não nada além daquilo que a educação faz dele, conclui-se que a falta de conhecimento sobre os malefícios desse distúrbio alimentar e como ter uma alimentação mais saudável, contribui para a perpetuação desse cenário negativo. Desse modo, faz necessário o aumento de informações para auxiliar na mudança dos hábitos alimentares dessas crianças.
Ademais, vale ressaltar que com o advento das novas tecnologias, a infância tem sido aproveitada com maior tempo em jogos eletrônicos e em frente as telas. Logo, diminuindo atividades físicas e brincadeiras ao ar livre, assim, consequentemente aumentando o sedentarismo e a obesidade. Além disso, a falta de exemplo e incentivo por meio da família também contribui para essa problemática da obesidade infantil. Visto que, jovens que crescem em ambientes com maus hábitos tem maior chance de aderir esses costumes. Dessa maneira, crianças que não se exercitam e são consideradas sedentárias, estão mais propicias a serem obesas e terem problemas de saúde referentes à doença.
Portanto, a fim de que ocorra a prevenção e o combate a obesidade infantil, é imprescindível que haja campanhas educacionais por meio do Ministério da Educação, em escolas e nas mídias sociais para promover a conscientização e auxiliar os responsáveis para mudar os maus hábitos alimentares entre as crianças. Além disso, cabe aos pais e responsáveis incentivar e dar exemplo para os jovens a praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável, assim diminuindo o número de crianças e adolescentes com obesidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.