Primeiramente, vale ressaltar a ausência de medidas governamentais para melhorar esse cenário. Segundo José Saramago, em seu romance" Ensaio para a cegueira", ele relata sobre como a sociedade, devido ao egoísmo, não se atenta aos problemas sociais. Problemas que, no contexto da exclusão social, podem levar o indivíduo, por ter dificuldade em se socializar a desenvolver problemas emocionais e psicológicos. Dessa forma, por não serem aceitos, tal exclusão pode deixá-los revoltados e futuramente torná-los um risco para com sigo mesmo e com as pessoas.
Sobretudo, é importante lembrar as dificuldades enfrentadas por esse grupo desfavorecido, no que refere-se ao mercado de trabalho. Por terem limitações físicas, são taxados de menos produtivos que seus concorrentes sem nenhum tipo de deficiência. Stephen Hawking, mesmo perdendo todos os movimentos do seu corpo, desenvolveu várias teorias a respeito da criação do universo, se tornando uma das pessoas mais inteligentes do mundo. Fica evidente que, se o indivíduo realmente se interessar e tiver força de vontade, ele será capaz de fazer coisas incríveis, seja no trabalho, na escola e na sociedade em geral. Mas é inquestionável , pois enquanto medidas interventivas não forem tomadas para a melhor inclusão desse grupo no meio social, isso não se tornará possível.
Portanto, é necessário que mudanças funcionais sejam colocadas em prática. Para tanto, cabe ao Estado junto com as escolas, promoverem palestras de conscientização a respeito do tema, e criarem novas oportunidades de emprego e cursos profissionalizantes, elaborando parcerias com empresas, para melhor introdução desse grupo no mercado de trabalho, com a finalidade de facilitar a inclusão do mesmo na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.