senvolver-se é prerrogativa dos seres humanos. So-
mente uns poucos reivindicam esse direito." Com is-
so, segundo pensamento de Osho, é preciso que à
sociedade brasileira tenha prerrogativa em relação
ao não abandonamento de idosos. Dessa forma, ca-
be analisar à carência ao cuidado e as consequências
negativas geradas por isso.
A princípio, é válido destacar as causas pe-
lo qual ocorrem à ausência do cuidado para idosos. Dessa maneira, é perceptível o total desprezo sofri-
do por esse grupo em específico, no que diz respeito ao ato do cuidado, que por muitas vezes é negligen-
ciado pela população em geral e familiares. Logo, is-
so ocorre, no entanto, pelo ego enraizado das pes-
soas em não terem tempo para os mais velhos, e sim,
para elas mesmas.
Por conseguinte, é importante ressaltar o índice de abandono de idosos crescendo cada vez
mais na atualidade brasileira. De fato, isso pode ser
comprovado de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que menciona
que de um total de cem por cento de idosos, apenas
35 por cento destes vivem sozinhos. Desse modo, os
demais em abrigos para idosos, e alguns ainda em âmbito familiar, porém, sofrendo abandono afetivo e material.
Portanto, medidas são necessárias para mudar essa realidade amarga sofrida pelos idosos na
contemporaneidade. Para isso, o Poder Legislativo aliado com o Governo, deve criar um projeto de lei, que terá como nome "Abandono Não", essa deverá assegurar o não abandono de idosos, e punições se-
veras para o descumprimento desta, mediante apoio governamental necessário para que entre em vigor; com intuito de garantir o direito ao cuidado e mini-
mizar esse problema. Feito isso, à sociedade poderá obter o pleno desenvolvimento e prerrogativa assim estabelecida por Osho.
OBS: Alguém por gentileza poderia corrigir minha redação e me orientar do que preciso melhorar no meu texto para que ele fique bom e agradável as competências do Enem... Desde já fico imensamente agradecido
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.