É incontestável que no Brasil atual há uma grande falta de incentivos no que tange o assunto cultura. O país formado por inúmeros povos de nacionalidades distintas, construído com duras lutas que carregam sua identidade, vê hoje seus atributos culturais esquecidos, abandonados e negligênciados por uma grande parte da população que se vê desprovida de atrativos para ir em busca de conhecimento sobre as histórias que construíram esta nação.
Ainda convém lembrar a precariedade de investimentos destinados as ações culturais nacionais, estaduais e municipais. Segundo o Artigo 215 da Constituição Federal "o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais". Uma abordagem muito precisa dentro das páginas da Constituição Federal, porém quando comparada com a atividade em vigor, mostra-se uma realidade desprendida e desistimulada da sua posição cultural.
"Um povo sem cultura é um povo sem identidade", concluí-se assim que faz-se necessário maior repasse de verbas governamentais destinadas aos propósitos culturais municipais, estaduais e nacionais, tornando seu acesso mais facilitado e difundindo projetos que estimulem a participação social, vizando sua interação. De igual modo cabe a sociedade a busca por políticas que reafirmem seus direitos já garantidos e seu constante comprometimento com sua história local.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada