A princípio, é notório que a omissão do governo um grave problema. Segundo a lei 4531/20 da Constituição Federal, é proibido pelo prazo de cinco anos, a retirada da floresta ou da vegetação nativa da área da Amazônia Legal. Contudo, podemos perceber uma falha na lei, haja vista que, o Governo, tem uma ação omissa a preservação dessa mata, permitindo o desmatamento, que por consequência, sem as árvores, as pessoas ficam doentes pela poluição do ar. Desse modo, é imprescindível, reformação da postura governamental.
Ademais, é imperativo ressaltar a negligência escolar como impulsionador do problema. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Sob esse viés, podemos observar que, as escolas nacionais, acabam pregando por ensinar só material didático e terminam não debatendo sobre a preservação das florestas, em sala de aula, negligenciando-o, assim consequentemente esses jovens crescem com intuito de se desmatar e não preservar. Logo, tudo isso influência na problemática, já que a negligência escolar favorece para perpetuação desse quadro.
Portanto, são essenciais medidas aparentes para a preservação da floresta Amazônica no Brasil. Destarte, o Governo do Meio Ambiente, através de verbas governamentais destinadas à pasta, o qual será proporcionada por mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias, deve procurar e punir os desmatadores. Essa ação terá o intuito de erradicar o problema. Dessa maneira, poderá se concretizar a "Utopia" de Tomas Mores.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.