Mormente, é preciso destacar que o Vazio Ético é a ausência de reflexões sobre as próprias ações sociais, pois ele leva ao individualismo extremo, ao não cumprimento de leis e está presente em uma sociedade que não se importa com o bem-estar coletivo. Nesse aspecto, cabe ressaltar que segunda o escritor italiano Umberto Eco "A dimensão ética começa quando entra em cena o outro", isto significa que as relações éticas são essenciais para uma boa convivência coletiva.
Além disso, vale mencionar que a ética ajuda a construir um mundo mais justo e melhor, um exemplo é a Declaração Universal dos direitos Humanos que foi adotada pela (ONU) em 1948, ela é uma demonstração de quanto os princípios morais são importantes e necessários à população. Diante disso, a ausência dos valores éticos cria uma sociedade com indivíduos imorais, que praticam atos destrutivos, individualista, anti-igualdade e autodestrutivo. Destarte, é inaceitável que a comunidade se mantêm passiva diante às questões que a afetam diariamente.
Infere-se, portanto que as relações éticas são de extrema importância para a sociedade. Dessa forma, uma mudança de atitude geral é imprescindível para que tenha a reflexão, o questionamento e a participação da população nos princípios éticos. Assim, estará pondo em prática a moral nos indivíduos, e eles assumiram suas responsabilidades na construção dos objetivos coletivos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.