Na série canadense "Anne with an E" situada em 1908, na nova escola, Anne, a protagonista, é ridicularizada e mal tratada por seus colegas, por ser órfã, adotada e por ter o cabelo ruivo. Ela é excluída por possuir um pensamento diferente do da época, o que causa um constante sentimento de rejeição na menina. Nesse âmbito, a escola tem papel primordial no combate aos maus tratos e a intimidação física e psicológica no ambiente escolar, visto que, é o lugar onde mais ocorre tais atos.
Vale ressaltar que, as vítimas são violentadas pelos mais diversos motivos e até mesmo por ter um intelecto superior aos dos demais. Por muitas vezes, dentro de uma sala de aula, o assunto é normalizado e tratado como uma brincadeira, quando na outra perspectiva, diversos problemas são desencadeados na vítima, o que fere os princípios dos direitos humanos que é proteger a todos.
Portanto, o que deve ser feito é ter uma equipe educacional qualificada e que saiba identificar a vítima e o agressor, e que também, a escola ofereça rede de apoio tanto a quem sofre, tanto a quem pratica o assunto em questão.
Ademais, deve-se ensinar a todos do ambiente escolar a não se isentar se presenciar tal situação e instruí-los a denunciar ao corpo docente, caso esteja ocorrendo eventos de "bullying" na escola. Medidas devem ser praticadas para que o combate venha ser efetivado, pois, "A educação exige os maiores cuidados, porque influi por toda vida".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.