Em primeira análise, vale ressaltar a ineficácia governamental em prestar a devida assistência a população atingida. Nessa perspectiva, o filósofo Thomas Hobbes afirma que cabe ao estado garantir o bem estar e o devido atendimento da população, entretanto na prática pode-se observar que não o tem ocorrido, dada que a problemática do assédio moral ainda se perpetua, e que as vítimas não possuem o devido respaldo.
Além disso, torna-se perceptível o grande descaso da mídia em divulgar situações de assédio moral recorrentes em empresas, pois canais midiáticos estão economicamente atrelados a algumas dessas empresas, com isso acaba ocorrendo a ocultação por parte dos grandes veículos de mídia, tornando as vítimas desse problema invisíveis. Pode-se relacionar essa reflexão com a afirmação feita pelo sociólogo Zygmunt Bauman, “Na era da informação, a invisibilidade é equivalente a morte”, já que as mídias ao ignorarem as vítimas de assédio moral, fazem com que elas não possuam o devido destaque, para que haja uma resolução do problema.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Urge que o Ministério do Trabalho em conjuntura com empresas privadas, tomem medidas de fornecer uma assistência psicológica as vítimas de assédio moral e criem um programa de conscientização nas empresas, por meio de palestras e rodas de conversas entre os funcionários, onde será mais discutido sobre o assunto, com o objetivo de mostrar as reais consequências do assédio. Em adição cabe também a mídia, através de programas de grande audiência promoverem conversas com psicólogos especialistas nessa área, com a finalidade de divulgar o problema e mostrar sua real gravidade, e erradicar aos poucos o assédio moral no trabalho brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.