Nessa perspectiva, é imperioso destacar que essa problemática é fruto de métodos de ensino ultrapassados que desfavorecem os alunos. Como também, no filme americano " A sociedade dos poetas mortos", alunos vivem em um ambiente de pressão e que apenas as áreas de exatas são valorizadas. De forma análoga à obra, as escolas abrangem diversos tipos de alunos e com isso diferentes forma de inteligência, seja artística ou até lógico-matemática. Desse modo, avaliar diferentes estudantes com os mesmos métodos se torna injusto e desmotivador e isso auxilia no número de abandono escolar.
Ademais, vale também ressaltar que a negligência por parte do Estado contribui para a perpetuação desse cenário negativo, já que muitos do jovens que desistem da sua educação básica são por motivos de dificuldade de acesso as escolas e problemas financeiros dentro de sua família. Sabe-se, que a desistência escolar irá afetar esse futuro adulto, pois o mercado de trabalho vem se tornando mais escasso e competitivo e a escolaridade se tornou algo mínimo. Dessa maneira, a falta de amparo pelo Governo, além de elevar a taxa de evasão escolar, estará possivelmente acrescentando no número de desempregados.
Portanto, a fim de diminuir o número de evasão escolar no Brasil, faz se imprescindível que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação crie métodos de ensino que torne o aprendizado mais eficiente para todos os tipos de alunos. Além disso, cabe ao Estado que ampare alunos de baixa renda por meio de auxílios para os estudantes, assim para que não aja empecilhos na busca do jovem pela sua educação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.