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Por Vanusa98
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Conforme pesquisa de Inadimplência do Consumidor (PEIC), o primeiro semestre de 2021 apresentou maior percentual de inadimplência desde 2010, contando com cerca de 70% de famílias endividadas. Assim, os brasileiros enfrentam um ciclo de endividamento por falta de conhecimento financeiro. Nesse sentido, cabe discutir sobre a importância da educação financeira para o indivíduo e para o País.
Mormente, vale mencionar que o conhecimento sobre finanças proporcionará benefícios econômicos aos brasileiros. Dessa forma, a disseminação da educação financeira no país formará consumidores mais conscientes e que poderão, assim, realizar seus objetivos, como a compra de um imóvel, por exemplo. Destarte, é fundamental o conhecimento sobre finanças para auxiliar os cidadãos em suas decisões de consumo.
Além disso, é preciso destacar que a educação é a base de uma nação, cidadãos bem instruídos alavancam a economia de um país. Desse modo, com um número considerável de indivíduos com conhecimentos sobre finanças o país passará a ter maior número de investidores, além de maior inclusão no sistema bancário o que impulsará o desenvolvimento econômico. Sendo assim, torna-se fundamental o investimento em educação financeira.
Constata-se, portanto, os efeitos positivos que a educação financeira trará, se implementada no país.Logo, cabe ao Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação oferecer cursos sobre educação financeira e utilizarem a mídia para propagar sobre a mesma. Com isso, será possível fortalecer o conhecimento sobre finanças, e assim atrair maior desenvolvendo para o país e para os cidadãos, mitigando situações de inadimplência anteriormente citadas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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