A principio, é importante mencionar a inoperância do Estado como fator determinante para a permanência dessa questão no país. Sob esse viés, segundo o Contrato Social, proferido pelo filósofo
John Locke, cabe ao Estado fornecer medidas que garantam o bem-estar social, entretanto, essa não é a realidade. Desse modo, essa Insuficiência do aparato institucional se configura como uma falha grotesca da função do Estado com o Contrato Lockeano. Por conseguinte, uma grande parcela da população fica à margem da sociedade, assumindo para si a situação de subcidadania, por ter o direito à segurança, assegurado pela Carta Magna, deturpado. Logo, é essencial que o Contrato Social seja cumprido, a partir de medidas governamentais.
Nesse contexto, vale ressaltar que a falta de debates está entre as causas do problema. (Análogo a isso, a filósofa alemã Hannah Arendt afirma em "A banalidade do Mal que o pior mal é aquele visto como algo corriqueiro, ou seja, o corpo social que sofre com a violência no âmbito escolar necessita de auxílio de informações, sendo que, infelizmente, há pouco diálogo no âmbitos escolares, profissionais e midiáticos. Além disso, quando não há uma conversa sobre algo que afeta inúmeras pessoas, não há autoconhecimento e, consequentemente, respeito ao próximo.
Sendo assim, urge que o Estado junto ao Governo criem, por meio de verbas governamentais, programas sociais que tenham como objetivo a diminuição dos casos de violência dentro das escolas. Esses programas sociais se fazem necessários, pois espera-se um diminuição cada vez maior nos casos de violência no âmbito escolar , com o intuito de frear esse problema, para que ele não venha se tornar ainda maior no futuro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.