Avatar do usuário
Por Loloy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#76747
Segundo o filósofo Michel Foucault, o poder dominante busca, através dos mecanismos de vigilância e controle, construir indivíduos que sejam úteis para a sociedade. Entretanto, no Brasil, um desses mecanismos de controle, o sistema prisional, não tem sido eficaz na recuperação de prisioneiros. Assim, vale analisar os principais efeitos dessa problemática na atualidade: a ausência de políticas públicas que ressocializem essas pessoas e o aumento do preconceito por parte da população contra presidiários.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que o Estado é peça fundamental para entender esse panorama. Segundo o pensamento keynesiano, o governo de um país é o principal responsável por criar e executar projetos que beneficiem seus cidadãos. Contudo, ao permitir a superlotação de cadeias, não providenciar a restruturação física das mesmas e negligenciar a criação de políticas que possam ressocializar esses detentos, o poder público não cumpre com o papel de amparo da sociedade. Dessa forma, esses prisioneiros não encontram, no sistema prisional, meios de regeneração a fim de proporcionar sua reinclusão no âmbito social.
Outrossim, o desconhecimento da situação dos detentos, no Brasil, por uma parcela da população pode ser apontado como consequência desse quadro. Conforme o filósofo iluminista Voltaire, o preconceito é uma forma de opinião de quem não possui conhecimento sobre os fatos analisados. Nessa perspectiva, parte da sociedade reproduz um discurso de ódio causado pela visão deturpada que alguns meios de comunicação transmitem: presidiários são pessoas irrecuperáveis. Esse raciocínio vem de encontro com as ideias de “sociedade de controle”, que o filósofo francês Gilles Deleuze desenvolveu: o poder dominante por meio dos veículos de comunicação decide como os componentes da população agem. Desse modo, é necessário estabelecer um diálogo, em todas as esferas públicas, sobre a situação real dos detentos no país.
Evidencia-se, portanto, que o debate sobre o sistema prisional brasileiro e seus efeitos na contemporaneidade é medida que se impõe. Para tanto, o Ministério da Segurança Pública, deve aplicar medidas que permitam a construção de novos presídios para diminuir a superlotação e a criação de escolas profissionalizantes com o intuito de ressocializar esses presos após o cumprimento de suas penas. Além disso, a Secretaria Especial de Comunicação social deve providenciar a veiculação de cartilhas e propagandas com a intenção de explicar a população sobre os direitos que presidiários possuem.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
134 Exibições
por LyviaRios
0 Respostas 
93 Exibições
por Joseduardo06
0 Respostas 
209 Exibições
por tom258568
0 Respostas 
106 Exibições
por Alice111
Sistema Prisional Brasileiro
por adriana2571    - In: Outros temas
0 Respostas 
95 Exibições
por adriana2571
0 Respostas 
59 Exibições
por Helenmariar
0 Respostas 
59 Exibições
por Marianaxx
0 Respostas 
53 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
46 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
40 Exibições
por scynue

Algum de vcs corrige e fala os erros pfvr @EuDav[…]

A emergência da crise climática &eacu[…]

A constituição federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM