Por laracsz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#76698
No filme norte-americano “O Diabo veste Prada”, é narrada a história de Andrea que é constantemente humilhada em seu novo emprego. Hodiernamente, a ficção não difere da realidade brasileira, visto que casos de assédio moral são comuns no âmbito trabalhista. Desse modo, devido ao crescente desemprego, somado a superioridade do empregador sobre seu empregado, os danos psicológicos no trabalhador são frequentes.

Em primeiro plano, é necessário ressaltar o desemprego como caminho para o assédio moral trabalhista no país. Segundo o IBGE, mais de 14 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil. Nesse sentido, os donos de empresas supõem que seus empregados farão de tudo para manter-se na população economicamente ativa, o que faz com que passem responsabilidades muito além das propostas para aquele cargo em que o trabalhador permanece cansado, desmotivado e com medo de perder o emprego, o que eleva os danos derivados do assédio moral.

Ademais, é imprescindível destacar o complexo de superioridade dos chefes e donos de grandes empresas como alavanca para a problemática. De acordo com o filósofo Jean-Jacques Rousseau: “O homem é produto do meio”. Sob esse viés, o empregador tende a cogitar que pode fazer o que quiser para com seu empregado, visto que durante boa parte da história, a mão-de-obra humana foi vista como inferior e totalmente subordinada ao patrão,refletindo na sociedade contemporânea e fazendo com que os trabalhadores tenham um peso maior do que podem carregar no trabalho.

Portanto, medidas são necessárias para combater o assédio moral no âmbito trabalhista. Desse modo, o Ministério do Trabalho deverá criar o programa “Mais saúde”, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados. Nesse sentido, o programa deverá fazer com que as empresas implantem o atendimento psicológico gratuito para os trabalhadores, além de multar quaisquer pessoas envolvidas em casos de assédio moral dentro do campo trabalhista, a fim de minimizar o dano psicológico dentro de corporações e evitar narrativas como a de Andrea de “O Diabo veste Prada”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
189 Exibições
por nicole1705
0 Respostas 
174 Exibições
por Cintyaaakk
0 Respostas 
202 Exibições
por davimaguiar
2 Respostas 
173 Exibições
por mari799
0 Respostas 
137 Exibições
por lauraf
Assédio Moral e violência domestica
por nicolasgv    - In: Outros temas
0 Respostas 
364 Exibições
por nicolasgv
3 Respostas 
362 Exibições
por JoaoPedro72
0 Respostas 
189 Exibições
por mariacla1243
0 Respostas 
54 Exibições
por wesllane1
0 Respostas 
50 Exibições
por Ana897666

Steve Jobs - inventor e criador da Apple - uma vez[…]

Em "Utopia", obra liter&aacut[…]

Olá, Dayvini ! Não sou especialista[…]

A desigualdade

O filósofo Thomas more em sua obra &quo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM