Primeiramente, nota-se que a dificuldade de matricular uma criança com autismo é a causa expressa da questão, onde as escolas alegam falta de estrutura para acolher essa criança. Em uma entrevista, o ministro da educação Milton Ribeira critica a inclusão social dizendo que estudantes deficientes "atrapalham o aprendizado de outros alunos". Desse modo, segundo ele, a escola tem que equipar uma sala para receber o aluno autista para que assim não atrapalhe os outros alunos.
Ademais, o preconceito na hora de empregar uma pessoa com autismo é causa sectária do problema. Podemos ver como a inclusão social dos autistas é tão importante na série "Atypical" da Netflix, onde retrata diversas vezes um indivíduo autista ignorado por pessoas do seu convívio. Assim sendo, o preconceito prejudica na socialização das pessoas com autismo em diversas fases da vida.
Diante dos fatos abordados, o governo tem obrigação de cooperar na inclusão social da individuo com autismo, com estruturação de equipe para estar na sala de aula com o autista e os demais alunos para que não tenha exclusão. Assegurando essa precariedade, as garantias sociais da Constituição Federal brasileira terão eficácia Plena no presente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada