Inicialmente, vale ressaltar o descaso estatal em investimento á capacitação profissional dos jovens de 16 a 18 anos. Isso tem culminado em jovens cada vez mais ociosos e vulneráveis a ação de aliciadores para recrutamento de praticas criminosas. Nessa perspectiva o Estado rompe com o "Contrato social" conforme preconiza o filósofo John Locke, por é dever do estado investir em cursos profissionalizantes, incentivos e oportunidades para ingressar estes jovens no mercado de trabalho. Dessa forma a ausência de medidas governamentais dificulta o acesso dessa parcela da população ás garantias constitucionais, o que pé evidente em nosso País.
Ademais, o preconceito da sociedade ao jovem ingressante no mercado de trabalho é notório.Os donos de empresas buscam por trabalhadores com experiencias ou capacitações que os jovens não tem acesso, devido a escassa oferta por parte do governo que acarreta em mais adolescentes desempregados.
Portanto, é imprescindível a redução da maior idade penal,visto que muitos adolescente utilizam da inimputabilidade para eximir-se das medidas punitivas frente aos delitos. O Estado por meio de Políticas Públicas de incentivo ás empresas na contratação do jovem aprendiz e na elaboração de leis mais rigorosas aplicadas desde a idade de 16 anos desempenhará sua parte no "Contrato social" efetivando os elementos elencados na Carta Magna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.