Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas o Poder Executivo para combater os crimes de ódio nas redes sociais, a falta de fiscalização e consequentemente punições, podem ocasionar traumas irreversíveis nas vítimas, além de doenças psicossomáticas, como depressão,ansiedade,transtornos compulsivos e em casos mais graves até suicídio. Essa conjuntura, vai contra as ideias do filósofo contratualista John Locke, que defende em sua teoria do “contrato social” que é dever do Estado garantir direitos indispensáveis, como segurança e saúde, teoria que claramente não tem sido aplicada no país.
Ademais, como afirmou Gilberto Dimenstein,em sua obra "Cidadão de papel", apesar de existirem leis que condenam o cyberbullying(crimes cometidos pela internet), a legislação não tem sido colocada em prática, colocando em risco a saúde mental dos usuários da internet, e estreitando cada vez mais os limites entre o público e o privado no século XXI. Logo, medidas devem ser tomadas para combater esse imbróglio.
Depreende-se, portanto, a necessidade de mudanças nesse cenário. Por conseguinte, o Poder Executivo deve potencializar a fiscalização das redes, banindo usuários que promoverem qualquer tipo de preconceito ou comentário odioso. Além disso, o Ministério da Segurança deve criar campanhas de conscientização, mostrando os perigos das redes, como evitá-los, e evidenciar instruções para o uso seguro de todos os usuários, a fim de evitar tragédias como a de Lucas. Assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada