Em primeiro plano, deve-se ressaltar que a irresponsabilidade governamental faz pendurar a questão. Dessa maneira, é indubitável, que mesmo havendo leis, a falta de providências do governo na área da segurança a favor das mulheres contribui com o aumento de ataques contra a mulher no Brasil, dado que, é visível a ausência de punições mais rigorosas para o agressor, assim como a falta de medidas protetivas eficientes, ocasionando infelizmente, o aumento gradual de ataques e por consequência o feminicídio. Essa conjuntura, com base na teoria do filósofo inglês John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social", visto que, o estado não cumpre com sua função de garantir o bem-estar dos cidadãos, especificamente cidadãs. Por conseguinte, fazem-se necessárias mudanças urgentes dessa postura estatal.
Em paralelo, cabe-se salientar que o descaso social é causa latente na problemática. Esse fator acontece porque, com base nas palavras da filósofa paulistana Djamila Ribeira, é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que tais soluções sejam promovidas.
Ademais, a população não concede a importância do pronunciamento sobre a violência contra a mulher no território brasileiro, fazendo com que as demais vítimas, com receio de se pronunciar aguentem caladas. Diante a isso, é preciso tirar essa questão da indiferença social para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Depreende-se, por tanto, solucionar o problema. Para isso, é fundamental que o Ministério da justiça em parceria com o Governo, crie um projeto nas mídias centrais por meio de campanhas de conscientização contra a violência em canais abertos de televisão e em redes sociais, no qual incentive as pessoas a denunciarem. Paralelamente, o poder legislativo - em todas as suas esferas - deve implantar uma reforma Nacional de leis a favor da mulher reforçando a lei Maria da penha, por intermédio de palestras e apoio piscicologico para quem já foi alvo da violência doméstica em todos os 5570 municípios brasileiros, para que atinja toda a população no âmbito social. Isso será realizado com a finalidade de construir um país que consiga, de fato, tornar-se seguro para a população feminina. Só assim, será possível, garantir um futuro melhor dessa nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.