Em primeira análise, é importante destacar a pobreza e a desigualdade social como principais fatores do aumento da violência nas cidades, como diria o sociólogo Karl Marx: “uma sociedade sem conflitos é uma sociedade em que todos são iguais em todos os aspectos”. Isto é, a desigualdade desperta uma sede por equidade, mas são necessários meios para atingir tal objetivo, a partir disso, a criminalidade emerge como solução para essas pessoas marginalizadas pela sociedade, de forma a prometer uma suposta ascensão social baseada na violência. Dessa forma, tal fator presente na sociedade deve ser combatido.
Ademais, é imprescindível ressaltar a falta de infraestrutura e incentivo do âmbito escolar como uma das causas da violência urbana vivenciada na atualidade. Conforme o filósofo Immanuel Kant, em que “o homem é aquilo que a educação faz dele“. Assim, ao contrário do ideal, a violência e criminalidade ganham destaque no papel de ascensão em detrimento da educação, que agora é vista como algo sem retorno promissor devido às suas infraestruturas precárias e falta de incentivo. Portanto, medidas para reverter tal cenário são necessárias.
Em suma, para resolver essa problemática associada à violência urbana no Brasil, urge que os Ministérios da Educação e da Cidadania – órgãos responsáveis por políticas educacionais e sociais – promovam o incentivo à escolaridade bem como a abertura de mais oportunidades educacionais, por meio de investimentos destinados às estruturas de educação, a fim de combater a violência e a criminalidade através do impedimento de que mais jovens se juntem a esse mundo, pois com a ciência das reais oportunidades da educação faz com que a violência e criminalidade deixem de ser uma forma de ascensão social viável e por conseguinte, têm-se uma sociedade favoravelmente distante da realidade de John Wick.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada