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Por Emilyprado
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Oii ☺
Alguém poderia corrigir minha redação, por favor?
@EmillyySilva
@eurodrigo
@EmillyySilva


A doação de órgãos está sendo um assunto cada vez menos falado entre os internautas e as
mídias sociais, entretanto, é de extrema importância que a população brasileira saiba sobre ele. Como diz o grande filósofo Aristóteles: “A virtude advinda da instrução”, Ele conceitua virtude dividindo-a em duas: virtude intelectual e virtude moral. Aquela nasce e progride graças aos
resultados da aprendizagem e da educação; esta não é gerada no ser humano por natureza, é o
resultado do hábito que o torna capaz de praticar atos justos. Portanto, é indubitável que os mitos
e a falta de infraestrutura do serviço público têm dificultado a doação de órgãos, cenário que precisa
ser revisto.

Sob esse viés, pode-se apontar como um empecilho à resolução do problema, os mitos que
cercam a doação de órgãos no Brasil. Desse modo, ele tornou o procedimento de doação de órgãos
complicado e obscuro, tal como, médicos que não tentarão salvar a vida de quem é doador, o corpo
pode ficar deformado após a cirurgia, como também, idosos não podem doar órgãos por conta do avanço da sua idade. Logo, por causa desses grandes mitos e a falta de confiança da população, de acordo com os dados da ABTO (Associação brasileira de transplante de órgãos.) o Brasil desperdiça ao menos 50% dos órgãos potencialmente aptos para transplante por falta de notificação dos casos de morte encefálica.

Além disso, cabe ressaltar que a falta de infraestrutura, do serviço público é um forte
empecilho para a resolução do problema. Por exemplo, há muitos estados, no brasil, que só fazem 3 modalidades de transplante de órgãos, como o de rins, córnea e coração. Segundo, o site Correio Braziliense, “o DF (Distrito Federal) está descredenciado pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes de fígado. Ainda que o cenário de Brasília tenha apresentado melhoras em relação aos anos anteriores; só em fevereiro, três pacientes receberam novos corações, o equivalente ao total de procedimentos feitos em 2010”. Como também, é apontado a demora dos exames e procedimentos
médicos, nos hospitais e a falta de automóveis do IML, para buscar as pessoas, (vivas ou mortas), que
tiveram um acidente. Por causa da espera, alguns órgãos já não podem ser doados. Portanto, a
burocracia e a falta de infraestrutura e logística ameaçam o aproveitamento de órgãos que podem salvar vidas. E vai além: dificulta a situação de quem quer doar os órgãos.

Portanto, para que as estatísticas da doação de órgãos aumentem, é dever do Ministério da Saúde fazer campanhas educativas, mostrando como funciona o processo e a importância da doação e desmistificar os mitos acerca do tema, assim como, o mesmo deve fazer intervenções de melhoria da infraestrutura, de hospitais e IML, dos estados, para que possa agilizar o processo de doação. Além disso, é encargo do Ministério da Educação promover um maior debate sobre o assunto nas escolas, através de feiras de ciências e de biologia, com o intuito de fazer com que, as crianças e adolescente, quando completarem 18 anos possam se tornar doadores de órgãos. Dessa forma, será possível reduzir consideravelmente o número de mortes e salvar mais vidas, no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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