A princípio, é evidente a carência de informação histórica, por parte do corpo social. Isso ocorre, pela supervalorização de algumas disciplinas escolares, como português e matemática, e descrédito às disciplinas como: história, geografia, sociologia e filosofia, matérias estas que abordam o conhecimento histórico e estimulam o pensamento crítico do estudante. A exemplo disso, está o Novo Ensino Médio, aprovado durante o governo do ex-presidente Michel Temer pela lei n.° 13.415/2017, que alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando esse estudo reflexivo, opcional, mantendo obrigatórias as disciplinas vistas como mais essenciais, contribuindo para uma sociedade desinformada e alheia ao que acontece no seu meio. Dessa forma, é imprescindível a mudança de postura do corpo social para com essa conjuntura.
Outrossim, a desatenção do Estado no que tange a permanência desses monumentos, é outro agravante para esse cenário. Segundo John Locke, filósofo inglês, é dever do Estado buscar o bem-estar público, todavia, não o faz, ao permitir que homenagens às figuras históricas dubitáveis, se prolonguem no espaço público sem qualquer explicação de suas ações passadas. Essas pessoas desempenharam papéis fundamentais para a construção da atual nação, no entanto, realizaram isso através de torturas, assassinatos, estupros, e além dessas práticas serem repudiadas, independente de suas justificativas, elas despertam lembranças e significados para os descendentes dessas vítimas. Assim, é imperioso que o responsável pelo bem-estar da população cumpra com seu dever e atenue esse entrave.
Destarte, fica explícito a polarização presente na sociedade e as suas consequências no tocante ao debate da destruição, ou não, de monumentos de figuras da história. Assim, o Ministério da Educação, órgão governamental responsável por implantar as políticas educacionais no país, deve por intermédio de uma reformulação na Base Nacional Comum Curricular, tornando essenciais as disciplinas de cunho crítico e histórico, com o fim de construir cidadãos conhecedores da história do seu país, não aceitando homenagens à essas figuras. Ademais, o Ministério da Cultura, órgão do Governo responsável pela expressão da cultura nacional e pelo patrimônio histórico do país, mediante de suas secretarias estaduais e municipais, deve realocar esses monumentos de vias públicas para outros locais como museus e centros de conservação ou para jardins do Museu Nacional, atualmente em fase de recuperação, com a finalidade de promover locais que respeitem um passado de dor, mas promovam uma reflexão de como é preciso conhecer a história para aprender com os erros anteriores. Dessarte, quando tais medidas forem postas em prática, amenizar-se-ão esses obstáculos, e o futuro não mais repita o passado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.