Em primeira análise, os pequenos produtores são responsáveis pela maior parte da produção brasileira de feijão, mandioca, leite e carne suína. Esses e outros alimentos, produzidos em pequenas áreas, são grandes aliados do meio ambiente e de uma alimentação saudável, contando com menor quantidade de agrotóxicos, agredindo menos o solo e rios, pois, as culturas produzidas variam conforme as estações do ano, preservando meios de cultivo tradicionais de suas regiões.
Entretanto, 80% das áreas de cultivo são pertencentes aos grandes latifundiários, pondo o risco diversas famílias que dependem de sua produção como única fonte de sustento. Esse impacto é ainda maior no interior das regiões Norte e Nordeste, que concentram a maior parte dos pequenos agricultores, onde os longos períodos de seca demanda maior investimento em irrigação, tirando a presença familiar do mercado, o que não pode continuar.
Depreende-se portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. É imprescindível que os Governos Estaduais, aliados ao Ministério de Ciência e Tecnologia, promovam ações em conjunto para abastecer os produtores da região Nordeste, com carros-pipa e cisternas que coletam a água da chuva. Ademais, é importante que o Governo Federal invista em financiamentos à pequenas famílias, com juros baixos, para que possam aumentar sua infraestrutura. Para assim, aumentar as oportunidades dos pequenos agricultores, perante os grandes latifundiários.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.