Antes de mais nada, o esporte como todo trás incontáveis benefícios, como melhora da qualidade de vida, saúde e contribui para a inclusão social. Na atualidade, não são poucos os esportes que já foram adaptados, especificamente para aqueles que obtêm alguma limitação, com o real objetivo de incluir todas as pessoas em geral, sem distinções de classe, raça, deficiência, etc. No entanto, pela falta de incentivo, ainda é um sonho encontrar pelo menos 50% dos que soma as minorias sociais inclusas em algum esporte, tendo em vista que o maior estímulo deve vir da família, é principalmente, da raiz que parte o problema.
Além disso, para se ter novos atletas esportistas de todos os jeitos, cores e classes, faz-se necessário um investimento por trás disso, no cenário atual brasileiro, esse quesito se encontra em estado crítico. Segundo dados do censo escolar 2015, 6 em cada 10 escolas de educação básica no Brasil não contém quadras esportivas, em percentual consta 65,5% dos colégios, ou seja, isso prejudica e exclui milhares de crianças e adolescentes em todo o país com capacidade de se tornarem promissores atletas.
Em suma, encontrar um exemplo de atleta como Rayssa Leal, que desde tão nova entrou para o mundo do esporte e se tornou sucesso, deve-se entender que várias crianças, jovens e adultos, sem nenhum tipo de distinção, possam ter a chance de serem adeptos à área esportiva, dessa forma, a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania deve promover campanhas por meio de mídias digitais e nas escolas, a fim de incentivar as famílias e estudantes à adesão do esporte para que haja mais interesse dentre as pessoas. Além disso, deve investir também nas instituições de ensino de modo que democratize o âmbito desportivo, por meio de construções e manutenções de quadras esportivas, e, dessa forma, todos possam ter acesso.
Redação do dia 05/08/2021
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.