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Por AnaBeatrizz
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#76341
Na obra cinematográfica ''Barraca Do Beijo 3'',lançada pela plataforma de streaming Netfilx,retrata a história da personagem Elle,que cursa o ensino médio e se ve indecisa quanto ao seu futuro profissional.A situação vivenciada pela protagonista não é muito diferente do que os jovens brasileiros passam hoje em dia,com o dilema da escolha profissional do jovem na contemporaniedade.
Em uma breve análise,deve-se destacar a ausência do Estado na negligenciação de não preparar os sujeitos para a vida em sociedade.E a falta desse ''preparação'' pode desencadear problemas psicológicos com a depressão e a ansiedade e problemas sociais.
Além disso,é fundamental apontar as consequências da falta da reforma de um ensino básico como causador dessa dúvida em relação à escolha profissional dos jovens do Brasil.De acordo com a pesquisa realizada pelo CPS (Cedaspy Professional School),60% dos jovens ainda possui dúvidas quanto ao futuro profissional.Diante dos fatos a pandemia da Covid-19 aprofundou ainda mais as dificuldades dos estudantes em fazer essa escolha de qual carreira seguir.
Conclui-se,a necessidade de combater essa dúvida,para isso,é fundamental que o Estado ou a própria escola que o estudante está matriculado (a),por meio de palestras para incentivar a escolha profissional,afim de ajuda-los a descobrir com quais áreas os estudantes se sentem com mais afinidade.Com a finalidade de formar um sociedade mais competente,onde os jovens tenham a total certeza de qual caminho seguir.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por costadadani
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#76357
@AnaBeatrizz, Oi Ana B!

Não sou corretora nem nada do tipo, ainda estou aprendendo, mas aqui vão algumas dicas e melhoras pra sua redação:

Tem muitos erros gramaticais de CONCORDÂNCIA VERBAL, atente-se quando o sujeito estiver no plural, o predicado deve se adequar à ele. Por exemplo, no seu penúltimo parágrafo:
"(...) 60% dos jovens ainda possui dúvidas (...)"
O correto seria "60% dos jovens ainda POSSUEM dúvidas", e o "ainda" também é meio informal nessa frase, seria bom tirar ele daí ou explicá-lo. Por exemplo:
"(...) 60% dos jovens possem dúvidas quanto ao seu futuro profissional, AINDA QUE haja projetos vocacionais e (...)" entende? O "ainda" é como um "mesmo que", então deve ser explicado.

Na introdução também, a forma como apresentou o repertório tem um pequeno desvio: "Na obra cinematográfica (...) retrata a história (...)"
Esse "na obra" está em contradição com o "retrata", tem duas formas de arrumar isso sem tirar o sentido:
1- A obra X retrata a história...
2- Na obra X, retrata-SE a historia...
Outro ponto da sua introdução é que usou muito espaço pra explicar o repertório e pouco para explicar o tema. A informação que o filme passa na plataforma Netflix não é necessária, isso é um detalhamento do repertório, às vezes não é necessário. Só o "A obra cinematográfica NORTE-AMERICANA X retrata (...)" já é o suficiente. Seria bom você usar esse espaço que usou pro detalhamento, explicando o tema. Você só apresentou rasamente o tema na intro, mas podia colocar uma consequência e uma causa dele, pra deixar o leitor situado do assunto que vai ser tratado no DESENVOLVIMENTO da redação. Por exemplo:
"A obra cinematográfica X retrata bla bla bla. Fora da ficção, esse cenário é vivenciado na sociedade brasileira, visto que bla bla bla. Esse quadro surge da (causa que você encontrou) e resulta em (consequência que você encontrou)."
Viu? falo brevemente do tema, causa e consequência. Uma boa introdução trata brevemente do tema.

Fora essas coisas, você conseguiu passar sua ideia. Só achei que faltou mais repertório, o texto fica meio sem embasamento com a falta de repertório. A conclusão falta mais detalhamento do AGENTE que vai resolver a causa. Como ele vai fazer? Por meio de quê? Sim sei a escola deve fazer palestra, mas quem vai organizar a palestra? Como? O "Estado" trata de muuuitas coisas, o correto seria especificar QUEM do Estado vai fazer isso. Minha dica é usar Ministérios, como por ex o Ministério da Educação. Mais uma vez, cuidado com os desvios gramaticais, isso tem impacto negativo na competência 1! Cuidado com o uso da vírgula e concordância verbal. Espero ter aajudado, não sou prof nem nada minhas redações também têm muito o que mmelhorar. Mas é isso... Abraço! Espero que tudo dê certo pra ti 🥰💜
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