Primeiramente, vale destacar que o acesso à ferramentas tecnológicas, sobretudo voltadas para o ensino público no país, ainda se encontra restrito a uma pequena parcela da população com alto poder aquisitivo. Nesse sentido, é lícito pontuar que ,segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE) ,4.1 milhões de estudantes da rede pública de educação não possuem acesso à internet. Nesse contexto, com a implementação do ensino remoto, ou seja via internet, para suprir a falta de aulas presenciais, o aprendizado de milhões de alunos ficou prejudicado, haja vista a necessidade de meios digitais para acessar os conteúdos pedagógicos. Desse modo, o impacto da pandemia na formação desses estudantes faz-se notória, como também é explícita a necessidade de remediar esse cenário.
Por efeito, as dificuldades no acesso aos conteudos escolares faz com que muitos estudantes se sintam desmotivados a continuar seus estudos. Tal afirmativa é corroborada pelos dados apresentados no relatório da Unicef sobre educação na pandemia, no qual é dito que a quantidade de alunos, com idades entre 6 e 17 anos, que abandonaram as instituições de ensino foi de 1,38 milhão, o que representa 3,8% dos estudantes, taxa superior à média nacional de 2019, quando ficou em 2%. Com isso, percebe-se o aumento da evasão escolar no cenário atual, consequência direta da escassez de políticas públicas voltadas para integração tecnológica dessa parte da população .
Portanto, frente aos fatos supramencionados, infere-se a necessidade de medidas que atenuem os impactos da pandemia na educação brasileira. Com isso, é de responsabilidade do Ministério da Educação, organizar, por meio das secretarias de Educação de estados e municípios, uma agenda nacional de enfrentamento à pandemia educacional, na qual estarão incluídas bolsas mensais de assistência aos estudantes, bem como entrega de ferramentas digitais como notebooks e internet àqueles que não tem recursos financeiros, com o fito de democratizar o acesso a educação nesse período. Além disso, cabe aos canais abertos de televisão em parceria com os Estados, transmitir aulas ao vivo aos alunos que não têm acesso à internet. Desse modo, espera-se que os efeitos da pandemia do Covid-19 no sistema educacional brasileiro, pouco perdure.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.