Gregório de Matos, poeta luso-brasileiro, ficou conhecido como "boca do inferno", por denunciar, de maneira ácida, os problemas que assolavam o século XVII. Talvez hoje, ao se deparar com a questão da gravidez precoce no Brasil, o autor produziria críticas a respeito, uma vez que o entrave precisa ser mitigado no âmbito social. Tendo em vista o tema debatido, percebe-se a configuração de um grave impasse, arraigado no Brasil, em razão da negligência governamental e a carência informacional. Assim, urge analisar as causas e trabalhar uma possível solução para esse panorama hodierno.
A princípio, é imperativo pontuar que o engravidamento prematuro deriva ainda da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos eficazea que controlem tal recorrência. Sob esse viés, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, disserta em sua obra "Globalização e as consequências humanas" que a humanidade caminha para uma desordem mundial, causada sobretudo, pela falta de controle estatal. Logo, é indubitável que tal empecilho é de incumbência governamental, visto que o Estado se abstrair diante de um assunto tão importante, compreendendo assim o porquê de sua perpetuação, causando uma desordem nacional, que atinge principalmente a juventude de baixa renda. Ademais, a reformulação dessa postura política é urgente.
Outrossim, outro ponto relevante que corrobora com a temática, é a carência de informações voltadas para o povo brasileiro, em especial jovens adolescentes. Segundo Sócrates, grande filósofo grego, os erros são consequências da ignorância humana. Em suma, levando em consideração a fala do pensador, fica explícito que a falta de conhecimento, mediante educação acerca da vida sexual ativa, uso de métodos contraceptivos e os riscos da falta de proteção na relação sexual são grandes colaboradores da gravidez precoce no Brasil, uma vez que a informação faz-se essencial, principalmente na etapa jovem da vida, uma vez que essa faixa etária está mais propícia a gestação imatura. Dessa maneira, a resolução dessa questão é imediata.
Portanto, pode-se inferir que o tema é relevante e precisa de soluções. Dessa forma, é imprescindível que o Ministério da Educação - sendo responsável pelo âmbito educacional -, desenvolva campanhas mensais, ministradas por médicos e ginecologistas, para ampliar a informação sobre a vida sexual, gravidez na adolescência e contando também com a distribuição de métodos contraceptivos, tendo tais ações realizadas nas escolas, por meio de verbas provenientes do Governo Federal. Espera-se com isso, conscientizar os jovens e evitar que a gestação prematura continue em ascensão. Quiçá, assim, tal quadro reverter-se-á na perspectiva brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.