Avatar do usuário
Por Gael2202
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#76316
O livro “Holocausto brasileiro”, da jornalista Daniela Arbex, retrata o depoimento de ex-funcionários do hospital psiquiátrico de Barbacena, em Minas Gerais, que utilizava tratamentos desumanos e condicionava seus pacientes a condições precárias. Dessa maneira, nota-se como a discriminação na sociedade brasileira gerou marcas históricas que contribuem com os estigmas associados às doenças mentais. Vale salientar, que tal problemática ainda se perpetua devido não só a desinformação, mas também a falta de políticas públicas.
Em primeira análise, vale ressaltar, que a desinformação acerca das doenças mentais tem origens muito antigas. Desde a idade média, os portadores de tais patologias foram demonizados, principalmente pela igreja, que perseguia aqueles que apresentavam comportamentos incomuns, por desconhecer a sua origem. Hodiernamente, esse tabu é perceptível pela falta de conscientização e o preconceito, que causa a segregação de milhares de brasileiros. Portanto, a democratização do acesso á informações se torna um caminho para reverter esse quadro histórico.
Ademais, os agentes governamentais possuem responsabilidade sobre a situação dos portadores de doenças mentais, visto que a falta de políticas públicas que visem sua segurança. Paralelamente, na série “Atypical”, Sam Gardner é um adolescente autista que acaba sendo agredido por um policial, devido apresentar comportamentos irracionais em uma crise de ansiedade. Voltando a realidade, é perceptível como o despreparo governamental pode ocasionar até mesmo a morte dos cidadãos, se não, a piora de seus quadros clínicos. Tornando-se imperiosa intervenção de políticas para combater os estigmas associados às doenças mentais.
Destarte tais exposições, os problemas com a desinformação, além da falta de políticas públicas, que corroboram com as marcas históricas necessitam da intervenção do ministério da saúde para conscientizar a população acerca dos mecanismos de comunicação com portadores de doenças mentais, como a percepção de sinais, compreensão de incômodos e abordagem calma, de modo a garantir a segurança e a inclusão social. Assim, cenários como os descritos pela escritora Daniela Arbex não se repetirão no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
81 Exibições
por Julia9989
0 Respostas 
61 Exibições
por Lara23
0 Respostas 
68 Exibições
por Nihfernandes
0 Respostas 
89 Exibições
por Kanashi
0 Respostas 
75 Exibições
por 12yas23min
0 Respostas 
67 Exibições
por millyne11
0 Respostas 
64 Exibições
por livibeatriz
0 Respostas 
61 Exibições
por AnaSh
0 Respostas 
25 Exibições
por AnaSh
0 Respostas 
44 Exibições
por Juxfd
Os Bancos na Era Digital

Abordando o tema Os bancos na Era Digital, vimos q[…]

JoaoPedro72 EmillyySilva Felipe082 Higorvaz[…]

Segundo o pensador Paulo freire "se a edu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM