Sob a perspectiva filosófica de São Tomé de Aquino todo indivíduo de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres. No entanto, percebe-se que na sociedade Brasileira tal prerrogativa não ter sido praticada com ênfase quando se trata das questões da gordofobia. Nesse sentido tal fato torna-se em grande desafio a ser enfrentado, devido a carência de informações e por conta também da negligência governamental.
Nessa perspectiva, cabe-se ressaltar que a falta de informação é um graduante impulsionador para a problemática. Nesse âmbito é lícito referenciar o filósofo grego Platão, que, em sua obra á República narrou o intitulado “mito da caverna”, no qual homens acorrentados em uma caverna viam somente sombras na parede acreditando que àquilo era a realidade das coisas. Dessa forma, é notório que, em situação análoga á metáfora, a população sem acesso ao conhecimento acerca das questões relacionadas a gordofobia no território brasileiro, vivem na escuridão, isto é, ignorância, disseminando atitudes gordofóbicas. Logo, haja vista que a falta de informação prejudica o desenvolvimento do país, medidas acabam se tornando extremamente necessárias para a resolução desse problema.
Convém pontuar, ainda, que a negligência por parte do governo é um grande estopim para a situação. Desse modo, é indubitável que a falta de iniciativa na área educacional contribui para com o aumento do casos de gordofobia, já que esse fator precisa de apoio governamental para crescer sem dificuldades no Estado. Isso acontece porque, com base na teoria do filósofo inglês John Locke, na qual frisava que a configuração é como uma violação do “Contrato Social”, por conta do poder estatal não cumprir sua função de garantia o bem-estar dos cidadãos. Dessa maneira, se torna urgente a mudança dessa postura estatal.
Portanto, percebe-se a urgência em resolver a questão da gordofobia na Terra de Vera Cruz. Para isso, é fundamental que o Ministério da Educação agregado com o Governo, crie projetos educacionais nas escolas por meio campanhas midiáticas em canais abertos de televisão e em redes sociais de grande alcance. Paralelamente, as administrações públicas - em todas as suas esferas - devem implantar um Projeto Nacional de Incentivo à Educação, o modo pelo qual será instrumento balizador para planejar políticas e programas educacionais, mediante campanhas de divulgações informativas sobre a transmissão de conhecimento, por meio de palestra, distribuição de panfletos e com o auxílio de profissionais qualificados na área, com direcionamento em todos os municípios brasileiros, atingindo toda a população no âmbito escolar e familiar. Isso será feito a fim de construir um país que consiga barrar a questão da gordofobia. Afinal, de democratizar todo indivíduo como já dizia São Tomas de Aquino, logo, construir-se-á uma nação melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.