Em primeira análise, é importante destacar a negligencia estatal como um dos principais fatores para a continuidade desse descaso perante essas estruturas culturais. Sob essa ótica, o estado contradiz com seus deveres quanto zelar e promover medidas para a preservação desses patrimônios brasileiros. Dentro desse contexto, tem- se como exemplo, o incêndio na Cinemateca brasileira em São Paulo no ano de 2021, causado pelo silenciamento e ineficácia do estado perante a solicitação dos representantes do futuro museu, uma equipe para a fiscalização dos materias, para escassear as possibilidades de incêndio. Urge, dentro desse aspecto, que medidas sejam tomadas para a preservação desses bens da cultura brasileira.
Ademais, a falta de conhecimento dos cidadãos perante a importância desses recursos culturais e históricos levam a degradação destes e intensificação da problemática. Dentro desse aspecto, segundo a teoria “ Instituições Zumbis”, do sociólogo Zygmunt Bauman, algumas associações deixam de fazer suas funções. Nesse panorama, fica evidente a escola como uma instituição zumbi, haja vista que, por não cumprir com seu dever de ensinar sobre a educação cultural, muitos cidadãos tendem a degradar esses patrimônios jogando lixo e fazendo pichações. Sendo assim, tornando necessário o ensino acerca do tema nas escolas.
Logo, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, o Ministério da Educação adicione na grade escolar o ensino sobre a importância do patrimônio público, por meio de uma palestra e reunião com os educadores. Somando a isso, o Poder Legislativo – este responsável por estabelecer as leis do estado- deve criar uma lei com intuito de punir e fiscalizar a realização do estado perante solicitações para a preservação do patrimônio histórico cultural, a fim de diminuir a negligência e desinformação perante a importância desses legados. Com essas medidas, será possível a preservação do patrimônio histórico cultural e a eficácia do o acesso ao lazer como garantido na constituição Federal.
@Dante
@Hello
@GabyyOliver
@vitoriaca
Poderiam corrigir e pontuar minha redação? Por favor? Obrigada desde já!
Peço desculpas caso tenham pedido a análise de alguma redação! Em decorrência da volta das aulas e certa dificuldade para organizar meu tempo, não estou conseguindo fazer análises.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.