Em primeiro lugar, vale mencionar que o discurso de ódio está ligado à impaciência que as pessoas têm em debater quando se deparam com opiniões divergentes. Diante disso, e impulsionado pela falta de argumentos, o que era para ser um debate saudável acaba se tornando uma enxurrada de ofensas gratuitas. Destarte é interessante que haja entre os indivíduos a disposição a se colocar no lugar do outro e mesmo com opiniões diferentes se tenha respeito nas relações interpessoais.
Em segundo lugar, cabe ressaltar que as redes sociais são instrumentos muito utilizados para disseminar a intolerância. Nesse sentido, as chamadas bolhas de informação têm papel fundamental. De acordo com as preferências do usuário o algoritmo vai indicando perfis e postagens relevantes a ele, segmentando e dificultando a interação com pontos de vista diferentes. Assim, é importante prestar atenção na forma com que interagimos com as redes sociais.
Portanto, esses são alguns dos motivos pelos quais a sociedade se encontra tão intolerante. Dessa forma, é necessário que cada pessoa reflita sobre o seu modo de agir e esteja disposta a aceitar que não estamos em uma disputa entre o bem e o mal. Por conseguinte, é possível alcançar relações sociais mais saudáveis e harmoniosas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.