Em primeira análise, vale salientar que apoiado no momento de fragilidade biológica e mental na pandemia, inúmeros brasileiros perderam a perspectiva de um futuro sadio e longe do vírus. Segundo a demógrafa de Harvard o brasileiro perdeu quase 2 anos de perspectiva de vida, em virtude dos efeitos colaterais pandêmicos. Em concordância, o pensador Joze de Goes redigiu que a saúde do homem depende muito da saúde do planeta, ou seja, quando o globo está doente, mentalmente falando, a sociedade acompanha essa narrativa, ficando a mercê de um futuro incerto. Deste modo, é notório que a pandemia impactou na saúde mental das pessoas, implicando diretamente com a esperança da longevidade brasileira.
Adicionalmente, nota-se que o período da pandemia condicionou as pessoas ao medo e ansiedade. Dessa forma, os prejuízos mentais ocasionados pela pandemia fortaleceram o medo da morte ou de contrair o vírus. Segundo a médica Paula Benevenuto Hartmann surgiu na pandemia uma patologia nomeada de “coronofobia” que, basicamente, é usada para determinar a preocupação, a ansiedade e o medo de adquirir o Covid-19. Vale ressaltar que, a ansiedade e o medo, danificam sanidade mental de um indivíduo, levando ao suicídio. Por conseguinte, tais sensações abatem a saúde mental das pessoas, podendo chegar a níveis letais.
Em síntese, afim de elucidar tal problemática, urge que o Ministério da Saúde invista em conferências e reuniões nas redes comunicativas, com psicólogos e psiquiatras palestrando acerca da importância da saúde mental, auxiliando no planejamento de vida das pessoas, bem como, explanando as maneiras de lidar com o medo e a ansiedade na pandemia. Espera-se, portanto, uma sociedade saudável psiquicamente, mesmo vivenciando tempos pandêmicos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada