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Por brsamy
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#76123
No que sabemos, na Idade Antiga as obras hidráulicas predominavam, o que constituiu para que o primeiro filósofo ocidental, Tales de Mileto deduzisse que a origem das coisas (physis) seria a água. Sendo assim, este recurso natural é usado desde praticamente toda a evolução humana, contudo, a sua escassez está progressivamente se expandindo.
Depreende-se, portanto, que a escassez de água no Brasil está se ampliando. Embora o país possua a maior quantidade de água doce no mundo, a falta de água ainda é persistente em muitas regiões, visto que, ocorre em maior grau na região Nordeste. É importante destacar que, existem uma somatória de fatores que colaboram para a crise hídrica, tal como, o aumento no consumo de água, que contribui para a diminuição da disponibilidade dos recursos hídricos, porquanto, com o crescimento populacional isso se acentua.
No que se refere, à população e as atividades econômicas crescem e precisam gradativamente dos recursos naturais, de modo que, a sua falta tem como um dos impactos principais o comprometimento do fornecimento de energia elétrica. Mediante ao exposto, a escassez de chuvas no país para a geração de energia é a pior em 91 anos, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). No que concerne, em "Rango" no filme de animação, é tratado a crise hídrica em uma vila, onde o protagonista Rango sai em busca de adquirir água para a população por lá habitada.
Certamente, o perigo da escassez de água no Brasil é algo a ser discutido pelo seu consumo excessivo, que consequentemente, compromete o fornecimento de energia elétrica. Dentre esse aspecto, campanhas de conscientização, não desperdiçar e reutilizar a água potável são meios para combater a escassez de água no Brasil, podendo ser decretadas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por luiseduardob
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#76268
Olá, brSamy.
Vou expor minha humilde opinião, leve sempre como uma crítica construtiva. Posso errar ao corrigir algo, caso aconteça, peço que desconsidere. Vamos lá!

Na introdução, gostei de ter enfatizado algo do passado e ainda expor uma citação. Contudo, acho que se você tivesse organizado melhor o parágrafo, ficaria perfeito. Além disso, acho que se tivesse falado o que era feito com a água nas hidráulicas, ficaria muito bom. Antes do conectivo "contudo", seria interessante você colocar um ponto (.).

No terceiro parágrafo, eu trocaria esse termo "no que se refere", e colocaria um conectivo melhor. (Minha opinião)
Em relação ao filme que você citou, eu teria contextualizado melhor, faria um paralelo, relacionando o filme com a atual citação.

Na conclusão, é importante você sempre detalhar ela, é uma parte que o Enem da muita atenção. Por exemplo, tu falastes que as campanhas de conscientização poderiam ser um dos meios de se combater a escassez, mas, como será feita, quem irá fazer, para quem será feita?
Outra coisa, será se a produção de energia, advinda por outras fontes (eólica), não beneficiaria a água? (outra coisa que poderia ser falada).

No mais, você está no caminho certo, continue assim.
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