Depreende-se, portanto, que a escassez de água no Brasil está se ampliando. Embora o país possua a maior quantidade de água doce no mundo, a falta de água ainda é persistente em muitas regiões, visto que, ocorre em maior grau na região Nordeste. É importante destacar que, existem uma somatória de fatores que colaboram para a crise hídrica, tal como, o aumento no consumo de água, que contribui para a diminuição da disponibilidade dos recursos hídricos, porquanto, com o crescimento populacional isso se acentua.
No que se refere, à população e as atividades econômicas crescem e precisam gradativamente dos recursos naturais, de modo que, a sua falta tem como um dos impactos principais o comprometimento do fornecimento de energia elétrica. Mediante ao exposto, a escassez de chuvas no país para a geração de energia é a pior em 91 anos, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). No que concerne, em "Rango" no filme de animação, é tratado a crise hídrica em uma vila, onde o protagonista Rango sai em busca de adquirir água para a população por lá habitada.
Certamente, o perigo da escassez de água no Brasil é algo a ser discutido pelo seu consumo excessivo, que consequentemente, compromete o fornecimento de energia elétrica. Dentre esse aspecto, campanhas de conscientização, não desperdiçar e reutilizar a água potável são meios para combater a escassez de água no Brasil, podendo ser decretadas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.