Primeiramente, a valorização de interesses financeiros é um desafio no problema. Bauman explica que a lógica de mercado vem colonizando os valores humanos. Tal constatação é nítida nos padrões estéticos, uma vez que a indústria da beleza lucra bilhões anualmente com a propagação de corpos perfeitos e produtos que os indivíduos podem aderir para entrarem nesse padrão, o que pode gerar doenças e problemas de auto-imagem aos mesmos. Assim, inverter a lógica e priorizar o bem estar e a saúde das pessoas em primeiro lugar é urgente.
Segundamente, a má influência da mídia é um entrave no que tange ao problema. Pierre Bourdieu explica que o que foi criado para ser instrumento de democracia, não deve se tornar um meio de opressão. Porém, é nítida uma ditadura da beleza imposta principalmente pelos meios midiáticos, nos quais são expostos diariamente conteúdos de corpos exemplares, social e esteticamente admiráveis, gerando comparação, ansiedade e insatisfação a quem consome. Logo, urge utilizar-se dessas redes para democratizar a ideia do que é real e saudável, diferentemente do que é idealizado.
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Assim, cabe ao Poder Público investir na prática da autoestima e autoconhecimento às crianças e adolescentes, por meio de destinação de verbas a projetos de apoio psicológico e nutricional e campanhas motivacionais, em escolas e ambientes sociais, a fim de reverter o pensamento opressor da idealização de imagem. Ademais, cabe aos veículos de mídia, investirem na propagação de conteúdos reais e saudáveis sobre corpo e mente, com a ajuda de campanhas e influenciadores digitais dessa linhagem, para que a saúde e o bem estar sejam prioridades e práticas comuns aos indivíduos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.