social: a valorização somente da beleza do corpo magro, esbelto e com suas curvaturas
acinturadas. Fora da ficção, no Brasil, acontece o mesmo, grande parte das pessoas só
apreciam o físico de indivíduos semelhantes. Dessa forma, tendem a excluir a população
acima do peso, inferiorizando a pessoa gorda e, consequentemente, prejudicando essa
parcela social. Assim, cabe observar dois importantes fatores que contribuem para essa
problemática: a negligência estatal e o poder social.
Diante desse cenário, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para o
combate contra a gordofobia. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5°, prevê o
direito à igualdade inerente a todo cidadão. No entanto, ainda não há uma punição
específica para quem pratica este preconceito. Por conseguinte, as vítimas acabam
passando por situações desconfortáveis, como ouvir piadas mal intencionadas quando
estão comendo algo calórico. Desse modo, é possível que essas pessoas tenham doenças
psicológicas, como a ansiedade e a depressão.
Outrossim, é inegável que a sociedade em seu papel de construir padrões colabora com
esse panorama. No filme americano “Dumplin” (Bolinho de massa), Will é uma garota
confiante com o seu corpo que decide participar de um concurso de beleza, no qual ela
conquista o prêmio. Mesmo que todos tenham ficado felizes por uma pessoa fora do padrão
ter ganhado a competição, ainda sim, na sociedade atual, não ocorre da mesma maneira.
Dessa forma, os cidadãos magros sempre se sobressaem do que os demais, seja no
esporte, seja na vida pessoal, estando sempre em primeiro lugar na hierarquia social.
Nessa perspectiva, verifica-se a necessidade de modificar o impasse. Portanto, o Estado -
promotor da harmonia social - deve criar políticas públicas associadas a esse grave
problema, obtendo assim leis mais rígidas, e como resultado, os cidadãos serão mais
respeitosos com o próximo e o Brasil estará subindo mais uma escada ao combate da
desigualdade. Isso precisa ser feito por meio do poder Legislativo, além da fiscalização
desses atos no poder Executivo. A partir disso, espera-se que a valorização proposta pela
protagonista Will não fique apenas no âmbito teatral. Outras medidas devem ser tomadas,
porém, como considera Oscar Wilde, "O primeiro passo é o mais importante na evolução de
um homem ou nação".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.