Embora o país tenha leis para garantir que os brasileiros andem livremente pelas ruas das cidades, o estado tem falhado constantemente no cumprimento desse direito. Visto que, há deficiência em nossas políticas, que exerceria de forma benéfica seu papel num sistema de transporte integrado e inteligente. O Brasil é um país dependente do petróleo bem como das rodovias e pequena parte da população é interessada em transportes inofensivos ao meio ambiente. Isso produz um quadro que denunciam a falta de políticas públicas voltadas para o transporte de massa e para mobilidade urbana.
Ademais, é válido mencionar que existe um grande aumento no número de carros nas ruas dos municípios brasileiros, isso ocorre devido o aumento das passagens dos transportes coletivos. Consoante uma pesquisa realizada em 2016 pela FGV, a frota de automóveis no Brasil cresceu 400% nos 10 anos anteriores, mostrando o quanto necessário e eficiente são as políticas públicas a respeito da locomoção urbana em automóveis coletivos.
Depreende-se, portanto, que o governo deve ampliar os recursos, verbas direcionadas ao transporte na construção de cidades com planejamento urbano, para cidades mais sustentáveis e resiliêntes. Formando ou amplificando as ciclovias, disponibilizando projetos efetivos de caronas solidária. A fim de garantir o bem estar da população sem trazer danos as gerações futuras. Desse modo, tornar-se-á possível uma sociedade permeada pela efetivação dos direitos do indivíduo à locomoção, assegurado pela constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.