Em primeiro plano, deve-se ressaltar a negligência governamental para combater tal obstáculo. Nesse sentido, é notório, a omissão das autoridades, doravante, em que, o governo desonra sua incumbência de assegurar o cumprimento dos direitos, às vítimas da aversão religiosa. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que, o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos gozem de seus direitos indispensáveis, como a liberdade de crença, o que infelizmente é escancarado no Brasil.
Ademais, é necessário apontar o preconceito como impulsionador da inflexibilidade religiosa. De acordo com a filósofa francesa Simone Beauvoir "O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". Paralelamente com a realidade, essa afirmação pode ser facilmente aplicada ao preconceito, uma vez que, por mais escandalosa que seja essa situação, é o fato da sociedade habitua-se, e não reunir esforços para resolvê-la, pois tal circunstância, advém tanto do descaso governamental, quanto da escassez de diálogo entre a população. Assim, uma mudança nos valores da sociedade é fundamental para romper o estigma associado às religiões.
Portanto, fica evidente a importância de medidas para combater essas adversidades. Nesse âmbito, cabe ao MEC (Ministério da Educação e da Cultura), promover a valorização e a importância da diversidade religiosa no meio social, por meio de palestras conscientizadoras, que deverão ser transmitidas em escolas e em áreas públicas, como praças, com o objetivo de evitar marginalização e a discriminação de adeptos à religiões diferentes. Assim, consolidará-se uma sociedade mais integrada e tolerante, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.