Em princípio, é necessário levar em consideração as consequências causada por essas irresponsabilidades nos gastos. O aumento da inflação é um dos principais fatores que precisam de atenção, ela controla o quão caro um produto vai ser, quanto maior ela for menos valor a moeda terá, ou seja, os produtos tem seus preços elevados. Por exemplo, na pandemia de 2020, constatou-se que mais de 70% dos consumidores contraíram algum tipo de dívida. Logo, pessoas que não possuem conhecimento financeiro podem se endividar na tentativa de manter seu padrão de consumo mesmo com a alta dos preços.
Cabe destacar que no ano de 2021, foi feito um acordo entre o CVM(Comissão de Valores Mobiliários) e o MEC(Ministério da educação) em relação à educação financeira, onde quinhentos mil professores são instruídos a orientar alunos que não têm o conhecimento na área econômica, esse acordo é crucial para que se forme uma cultura onde possa ser compreendido como guardar seus recursos monetários a médio ou longo prazo, visando assim, uma aquisição maior do que somente comprar produtos sem necessidade. Por exemplo, abrir uma microempresa onde é necessário a requisição de funcionário,visto que, além da pessoa gerar renda extra para si, acaba oferecendo uma flexibilidade de emprego para outras pessoas.
Portanto, é necessário que a população tenha controle de seus gastos pessoais, para que isso possa ser efetivado é necessário que o governo crie projetos ou acordos entre empresas que visem orientar e informar a população sobre a economia e como ela pode afetar a sociedade, como o acordo feito entre o MEC e a CVM. Esse e outros acordos precisam ser mantidos e instaurados para que haja assim um acesso mais amplo de informação a diversos públicos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.