Apesar da desigualdade social ter sempre existido, com a pandemia isso foi aprofundado ainda mais na vida do brasileiro, principalmente em relação à educação. Nas escolas particulares os alunos continuaram estudando de forma remota, pois eles tinham condições financeiras e as escolas tiveram investimentos. Já as estaduais e municipais, foram meses difíceis e um grande desafio para os alunos e professores. Muitos estudantes largaram a escola pelo fato de não terem condições para acompanhar as aulas online e de acordo com os dados do IBGE, a Fundação Getúlio Vargas mostra que os ricos estudaram mais tempo do que a média.
Da mesma maneira impacta a economia, causando desemprego, empresas sendo fechadas entre outras situações. O IBGE mostra que no segundo trimestre de 2020 obteve 13,1% de desocupação e 33,5% de impacto negativo nas empresas. O governo recorreu além do auxilio emergencial, o saque do FGTS emergencial. Mas o desemprego teve recorde em julho de 2020 e as pessoas obteve por trabalhar com comércio eletrônico, que por sinal teve um desempenho bom.
Portanto, com todos esses problemas e causas, que já existiam e que foram aprofundadas com a pandemia o mundo não será melhor após o Covid. Não só por causa dos problemas citados no texto, mas também com a saúde mental das pessoas, com as perdas de milhões de habitantes, a rotina não será mais a mesma, tudo será diferente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.