Inicialmente, é possível observar que tem se tornado cada vez mais frequente a violação dos dados pessoais por cibercriminosos, por exemplo, o megavazamento ocorrido em 18 de janeiro de 2021, onde foram vazados cerca de 223 milhões de CPFs brasileiros. Tal prática ocasiona o prejuízo financeiro e emocional e emocional nas vítimas, como também desrespeita os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criada com um dos principais objetivos de manter a privacidade e a integridade dessas informações.
Ainda convém ressaltar a dificuldade que empresas enfrentam em adotarem sistemas e dispositivos que possam atuar de forma eficiente na provisão da confidencialidade dos dados, além de maior performance contra as invasões de hackers. Isso se dá principalmente pela falta de investimentos financeiros suficientes em ferramentas que possam acompanhar à essas necessidades, como também, a escassez de profissionais qualificados no mercados, os quais possuam habilidades destacáveis no gerenciamento dessa tarefas que cumpram os objetivos de proteção com as devidas competências.
Portanto, infere-se que são grandes os desafios na tarefa de promover a segurança da informação em tempos de globalização. Torna-se essencial que os usuários adotem medidas de maior cuidado em ambientes virtuais em relação a inserção e manipulação de seus dados pessoais, como também, ações de prioridade das empresas na adequação das suas infraestruturas digitais ,na busca da promoção da privacidade, a fim de minimizar os ricos de eventuais invasões.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.