Em uma primeira análise, deve-se ressaltar o conservadorismo, que é muito presente na sociedade brasileira, de maneira que a concepção de família foi herdada do modelo cristão-europeu (homem e mulher casados com filhos). Nesse sentido, todo e qualquer arranjo que esteja fora dessa configuração não é considerado uma “família” propriamente dita, temos como exemplo os casais homoafetivos, que são considerados apenas como união estável. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a proteção a família, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a repressão da mulher como impulsionador de parte dos preconceitos no Brasil, uma vez que, tradicionalmente, está vinculada somente as tarefas domésticas. Segundo dados do IBGE de 2009, 35% das famílias são chefiadas por mulheres. Diante de tal exposto fica claro a mudança no arranjo familiar, uma vez que a presença paterna não é tão frequente. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio da criação de uma lei, garanta a proteção de todo arranjo familiar – tendo este um parentesco sanguíneo ou não – a fim de desconstruir o pequeno conceito de “família”, tal como é acreditado; E assim, tornar possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Lei Maior.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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