Nessa perspectiva, nota-se que a redução dos altos índices de acidentes nos meios rurais se torna um desafio a cada dia, onde que por sua vez muitos motoristas não se conscientizam, na prática de dirigir defensivamente. Consoante John Locke é dever do Estado garantir o bem-estar da população, entretanto esse papel não se encontra ativo, logo 64% dos acidentes são provocados por automóveis e por muitas vezes a maioria doa motoristas não possui CNH, assim (incluindo) 16% envolvendo pedestre segundo diário do transporte, tornando assim o seu combate mais desafiador.
Ademais, outro ponto negativo dessa realidade é a dificuldade de locomoção que os portadores de necessidades especiais enfrentam, visto que a acessibilidade está diretamente ligada a mobilidade urbana: na falta de planejamento e contribuição da sociedade. Desta forma, afetando a população em vários aspectos chegando até provocar, por exemplo, estresse diário e acidentes recorrentes, sendo assim isso acontece pela falta de informação que na maioria das vezes os veículos estão superlotados e dificultando cada vez mais as viagens.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para reduzir os efeitos da mobilidade urbana no Brasil. Posto isso, O Ministério da infraestrutura deve, após um debate entre o estado, sociedade civil e ONGs responsáveis pela área lançar a criação de projetos publicitários de incentivo de como motorista deve dirigir de forma defensiva nos meios de tráfego de modo a alertar o perigo que traz por não ter os conhecimentos básicos da direção adequada, além disso, deve ser efetuada a ampliação da comunicação em rádios e mídias sociais, garantindo assim uma reestruturação e adaptação para deficientes nos meios e demais vias de locomoção, com o intuito de aumentar o acesso aos necessitados e reduzindo os índices de acidentes ocasionados pela (entrave) em questão. Somente assim, a sociedade brasileira alcançara um local como na obra (utopia) de more.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada