É importante observar que em meio a um contexto pandêmico, o número de compras pela internet aumentou significativamente, é perceptível então a importância dos vídeos de reação nessa indústria. Geralmente feitos por influenciadores, esses vídeos ditam o que é bom o suficiente para ser consumido pelos seus seguidores, essa prática promove a padronização em massa da sociedade visto que a população depende de produtos de alto custo que na maior parte das vezes é desnecessário porém vendido como importante pelas grandes indústrias.
Contudo, a vida desses influenciadores gira em muito mais que vídeos de reação e presentes de outros influenciadores. Na primeira metade de 2021 ocorreu a confirmação da chamada máfia do Instagram, apesar do nome, ela se espalha por todas as redes sociais. A máfia decide diretamente qual influenciador faria sucesso naquele momento e também como a imagem dos influenciadores estaria perante o restante dos usuários das redes sociais, tudo isso dependendo de quanto dinheiro era oferecido a eles. A máfia do Instagram mesmo após ser descoberta não perdeu suas forças e segue ditando o que é manifestado nas redes sociais.
É necessário frear essa dependência virtual associada a padronização em massa promovida pelas grandes mídias e redes sociais. É papel do Ministério da Cultura promover por meio de campanhas e debates de conscientização como viver de forma saudável em rede social, ensinando a população a controlar tanto a vida virtual quanto a vida real, isso alinha-se a conscientização com a ajuda profissional oferecida pelo Ministério da Saúde, para parar o desenvolvimento da submissão dos influenciados com a internet.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.