Em primeiro lugar, as informações falsas que são divulgadas nos veículos de comunicação e nas mídias sociais acarretam em estresse e ansiedade. Circulam pelas redes sociais inúmeras notícias falsas, como por exemplo, um conjunto de publicações que alegam que a Ivermectina traz resultados positivos contra o Covid-19. Por conseguinte, assim como essa noticia foi exposta equivocadamente na internet, diversas outras também têm sido, o que torna alarmante ao observar que o fluxo de fake news afeta os indivíduos psicologicamente.
Consequentemente, o isolamento social destaca-se como agente do problema, pois, é necessário o ato, voluntário ou involuntário de manter um indivíduo isolado em uma sociedade de outros sujeitos. De acordo com o levantamento da OMS, Organização Mundial da Saúde, cerca de 18 milhões de brasileiros tem transtorno de ansiedade, sendo que, esse número ganhou ainda mais peso durante a pandemia, aliado ao isolamento social. Assim, o processo de adaptação em meio ao cenário atual, contribui para o desenvolvimento de distúrbios mentais, associados a solidão e o medo.
Infere-se portanto, que medidas são necessárias para combater os reflexos da pandemia do Covid-19 sobre a saúde mental dos brasileiros. Para isso, é necessário que o Poder Legislativo elabore projetos de lei voltadas a fiscalização e punição de agentes que propagam as fakes news nas redes sociais. Outrossim, o Ministério da Saúde deve investir em recursos financeiros e acompanhamentos psicológicos virtuais, por meio de gravações com os profissionais de saúde e aplicativos com atividades praticas. Somente assim, situações como a da jovem Hannah serão menos frequentes na sociedade hordiena.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.